O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Em homenagem aos profissionais da categoria, parlamentares da Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados usaram suas redes sociais nesta quinta-feira para reafirmar a importância que têm os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, mas que nem sempre são valorizados como deviam.

A vice-líder da Minoria, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), destacou que ser um profissional na área não é uma tarefa fácil. “Ainda mais neste governo Bolsonaro que é o inimigo número 1 da Educação”, escreveu no Twitter.

Segundo a parlamentar, a data deve ser usada para lembrar a luta da categoria pela conquista do piso salarial, a manutenção do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) contra a violência e melhores condições de trabalho. “A categoria teve papel fundamental na mobilização pela aprovação do Fundeb no Congresso. Lutamos juntos e vencemos!”, publicou na rede social.

“Aos professores e professoras do Brasil e da Bahia meu eterno agradecimento. Contem comigo nesta batalha em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Viva, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Anísio Teixeira. Viva os nossos professores e professoras”, completou.

Também deputado federal pela Bahia, Daniel Almeida afirmou que o professor é aquele que planta a semente da esperança nas crianças e adolescentes, "formando futuros bons profissionais na nossa sociedade". "Parabéns a todos os professores que tanto nos ensinam! Que sejam valorizados e que tenham seus direitos garantidos", postou em sua conta no Twitter.

Para a líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), esta é uma categoria profissional "que trabalha com muito amor".

"Imagine que agora, em tempos de pandemia, os professores e as professoras não pararam. Além de se responsabilizar pelo trabalho da própria casa, ficaram ajudando os estudantes à distância. Teve professor que foi na casa do estudante ajudá-lo a estudar, então isso é amor, é atenção, é dedicação. Para compensar tudo isso, tenho orgulho de dizer que ajudei a aprovar o Fundeb, um grande movimento que o Brasil fez em defesa da educação", disse.

Ela observou que o novo Fundeb, que teve seu alcance ampliado e agora terá caráter permanente, significa mais recursos para a escola infantil e para o ensino médio.

"Aos grandes mestres de nosso planeta, uma singela homenagem. Que todos os professores tenham um salário digno e o respeito que merecem! Muito orgulha nosso Maranhão ter um dos melhores salários a estes profissionais. Acreditamos em um mundo justo e belo rodeado por educadores que trabalhem em ótimas condições", afirmou o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) no Facebook.

Segundo a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), no Brasil de Bolsonaro, o Dia do Professor é também um dia de luta, para impedir que os direitos desses trabalhadores sejam negados, principalmente nas condições especiais decorrentes da pandemia do novo coronavírus. "E não foi (e nem tem sido) nada fácil para eles e elas nessa crise sanitária. Estiveram meses mantendo a chama da Educação acesa, mesmo à distância, com todas as dificuldades impostas. Um abraço fraterno a todos e todas que resistem e fazem da Educação um instrumento de transformação da sociedade", disse.

"Feliz dia a todas as professoras e todos os professores!", tuitou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).