Vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry lamentou nesta terça-feira (11) que Hans River do Rio Nascimento, convidado para prestar esclarecimentos na CPMI das Fake News, tenha “perdido a oportunidade” de responder os questionamentos sobre a fraude em disparos de mensagens via WhatsApp nas eleições de 2018.

“A sua palavra diz que houve crime, e senhor não pode virar cúmplice. Não é justo. Pense bastante nisso. Eu lamento a oportunidade perdida que o senhor teve de falar a verdade. Porque você a todos respondeu, mas eu soube ouvir e pude apurar as suas contradições. E ao ir ao fazer isso, o senhor flagrantemente se incomodou e foi acometido desse silêncio que cumplicia com as práticas criminosas que o senhor mesmo relatou”, disse o parlamentar.

Hans, que é ex-funcionário da Yacows, agência de publicidade envolvida no megaesquema de envio de mensagens ilegais, chegou a afirmar que a firma prestou serviços para o PT. Entretanto, reportagem da Folha de S. Paulo publicada em dezembro de 2018 mostra que, na verdade, a empresa foi contratada para a campanha do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Ao ser afrontado por Márcio Jerry, pelas incoerências em seu discurso, Hans preferiu ficar em silêncio.