Nesta quarta-feira (21), o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a urgência para votação do Projeto de Lei (PL) 8456/17, que trata da desoneração da folha de diversos setores. O texto do relator da matéria, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), deve ser votado na próxima semana.

À frente do PCdoB na Câmara, Orlando reviu a proposta inicial do Executivo, que pretendia manter apenas seis setores beneficiados. Para o parlamentar, o critério para manutenção ou não dos benefícios deve ser a geração de empregos. Em seu relatório, o deputado propõe que sejam reduzidos os setores beneficiados de 56 para 22. Mas o texto final ainda está sendo fechado. “A proposta da desoneração da folha começou no governo da ex-presidente Dilma. Naquela época, esta Casa fez uma série de alterações e ampliou a desoneração para diversos setores”, disse o líder.

Orlando também explicou sua posição em discurso na tribuna. “Agora, o governo federal reenvia uma proposta e nós, na reanálise do assunto, optamos por manter a desoneração apenas em setores que mais empregam e em setores da indústria que enfrentam forte concorrência com o exterior”, completou.