A publicação da Carta de Princípios das Entidades Religiosas Usuárias do Chá Ayahuasca completa 30 anos nesta quarta-feira (24). Esse foi o primeiro documento conjunto que definiu e alinhou as diretrizes para o uso ritualístico do chá pelas comunidades tradicionais ayahuasqueiras no Brasil.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) destacou que a Carta foi um marco para as comunidades tradicionais da Amazônia e do Brasil.

“A ayahuasca, também conhecida como daime ou vegetal, faz parte, há gerações, do cotidiano de inúmeras famílias que consagram em busca de uma conexão espiritual mais próxima do divino a partir dos ensinamentos cristãos. Diante de tantos desafios que hoje nosso país atravessa, faz-se necessário registrar aqui esse importante marco de fraternidade, compromisso coletivo, responsabilidade e espiritualidade, expressos na Carta de Princípios da Ayahuasca, a religião da floresta”, disse.

Perpétua salientou ainda que o Acre, berço da ayahuasca, é marcado pelo respeito à diversidade religiosa. “Na minha terra, a diversidade religiosa é uma das características que marcam o povo acreano. A convivência respeitosa tem sido a marca de nosso povo, que ao lutar para ser brasileiro, também segue lutando para assegurar, cada vez mais, o direito de cada um professar a sua fé de forma livre. Reafirmo o meu mais profundo respeito a todas as comunidades ayahuasqueiras”, destacou.