A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), presidente da Comissão de Cultura da Câmara, realizou audiência pública nesta sexta-feira (29) para discutir as políticas públicas para o fortalecimento da capoeira no Brasil.

O evento contou com a presença de mestres e mestras, entre eles o mestre Tonho Máteria da Bahia, que colocaram em debate as principais reivindicações do setor, como a necessidade de reparar a dívida histórica do Estado brasileiro pelo racismo estrutural e a consequente criminalização da capoeira, devendo ser efetivado o reconhecimento da arte como patrimônio imaterial para viabilizar a salvaguarda em toda sua diversidade.

Eles sugeriram a formulação de um plano nacional de capoeira para promover uma política permanente, com linguagem acessível para comunicar com os mestres e praticantes, que contemple a natureza transversal da capoeira, que abarca múltiplos aspectos, como a ancestralidade, a tradição e a ferramenta educacional.

“A capoeira é um dos principais cartões de visita do nosso país, é patrimônio do nosso povo, que inclui milhões de jovens, afirma a cultura negra e precisa ser valorizada. Fiz a indicação do seu tombamento como patrimônio imaterial da nação”, destacou Alice.

A parlamentar saudou ainda o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, que lançou no estado neste ano o primeiro edital da capoeira, a fim de destinar recursos para eventos do segmento.

A presidente da CCult informou que todas as contribuições do debate irão compor a Plataforma da Cultura que está sendo elaborada pelo colegiado e será lançada no dia 9 de novembro.