A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), pediu urgência aos senadores para a aprovação do socorro aos estados e municípios. Aprovado nesta semana no Plenário da Câmara, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 149/19 se refere à ajuda financeira a estados e municípios para compensar a arrecadação do ICMS e do ISS, que deverá ter queda por conta da pandemia de coronavírus no Brasil.

O texto-base foi aprovado com 431 votos favoráveis e 70 contrários. Dessa forma, o projeto compara a arrecadação do ICMS entre abril e setembro de 2020 ao mesmo período de 2019. “Nossa luta tem sido manter a autonomia desses estados e municípios para que defendam as vidas das pessoas”, alertou Perpétua.

A deputada acreana tem, entre as suas lutas, o bem-estar da população. Perpétua batalhou para garantir o auxílio emergencial de até R$ 1,2 mil por família e agora se esforça para ajudar os outros trabalhadores. “Com essa situação da quarentena que está sendo indicada por todos os países do mundo e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a economia encolhe. Já imaginou não ter dinheiro para pagar os servidores? Não podemos eixar os estados pararem”, afirmou.

*Ascom deputada Perpétua Almeida