Nesta quinta-feira (31), os presidentes das agremiações PCdoB, PT, PDT e Psol assinaram nota conjunta em repúdio às declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de apologia à ditadura militar. Os dirigentes partidários também reafirmaram a necessidade de “união em torno da democracia” para derrotar o golpismo e reiteraram a defesa da Constituição e do Estado Democrático.

Leia a nota na íntegra:

AI-5 nunca mais! Ampla união pela democracia!

As declarações do deputado federal paulista Eduardo Bolsonaro, líder do PSL na Câmara dos Deputados, com ameaças de reedição do AI-5, instrumento do auge do período autoritário editado em 1968, merece firme repúdio das forças democráticas. E alerta para a escalada autoritária contra o Estado Democrático de Direito.

O filho do presidente da República já havia feito ameaça semelhante, inclusive com a bravata de que fecharia o Supremo Tribunal Federal (STF). Eduardo Bolsonaro vitupera novamente contra os partidos políticos, a base da democracia e, sem meias palavras, diz que a Constituição pode ser rasgada.

Manifestamos, coesos, a defesa da Constituição e do Estado Democrático. À medida em que o autoritarismo avança, é preciso, cada vez mais, a ação de amplas forças para enfrentá-lo. Nesse momento grave, a união em torno da democracia é a garantia de que podemos isolar e derrotar as vias do golpismo.

Luciana Santos
Presidenta Nacional do PCdoB

Carlos Lupi
Presidente Nacional do PDT

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

Juliano Medeiros
Presidente do Psol