A tragédia ambiental que atinge o litoral nordestino pode virar alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O pedido da investigação foi protocolado nesta quarta-feira (23) e teve apoio de mais de 250 parlamentares.

A proposta, encabeçada pelo deputado João Campos (PSB-PE), pretende investigar a origem do vazamento que atinge o Nordeste e se houve omissão do governo federal.

O PCdoB é uma das legendas que assina o pedido de CPI. Representando a legenda, o vice-líder da bancada, deputado Renildo Calheiros (PE), enfatizou que esta não é uma ação da Oposição, mas de todos aqueles que se preocupam com o meio ambiente e cobrou a instalação do colegiado.

“Esperamos que a Câmara instale essa CPI para que busquemos as informações para esclarecimento do que aconteceu. Essa CPI, além de buscar os responsáveis, precisa sugerir modificações na legislação brasileira para que um fato igual a esse não volte a acontecer”, afirmo o parlamentar.

Agora, a solicitação aguarda conferência das assinaturas pela Mesa Diretora da Câmara. Caberá ao presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) decidir se cria ou não uma CPI para investigar o caso que tende a agravar a imagem do governo Bolsonaro na área ambiental.

Quase dois meses depois de identificada a primeira mancha, o petróleo se espalhou ao longo de mais de 2.200 quilômetros de costa, entre o Maranhão e a Bahia, sem que o governo federal ativasse o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Água.

Apesar de o governo Bolsonaro afirmar que está fazendo seu trabalho, até agora, o que tem se visto é a ação dos estados e municípios e da população na limpeza do litoral.