Em discurso no Plenário da Casa, a parlamentar baiana alertou para o processo de privatização que está por vir no futuro governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro. “Temer prepara o terreno, faz a terraplanagem para que o próximo governo autoritário intervenha para a privatização das instituições, mas as universidades reagirão”, disse a deputada.

O corte está previsto na Portaria nº 9.420, da Secretaria de Orçamento Federal, a qual autoriza a mudança de destinação nas fontes de recursos e possibilita ao governo federal fazer essa transação.

Alice destacou que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra) condenaram a portaria do Ministério do Planejamento. De acordo com o secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduino, a legalidade da Portaria nº 9.420 é discutível, pois ela fere a autonomia das universidades.

Na última reunião da Comissão de Educação, os deputados aprovaram requerimento da deputada Alice para discutir a autonomia universitária, a liberdade de expressão e de cátedra e o anúncio da retirada das universidades federais na alçada do Ministério da Educação. “Continuaremos lutando contra estes cruéis ataques às nossas instituições. As universidades não podem ser penalizadas”, completou Alice.