A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), condenou e exigiu investigação das ameaças de morte contra a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ). O Parlamento do Mercosul aprovou uma moção de apoio à deputada após pedido de deputados brasileiros, incluindo Perpétua.

“Nós, da bancada do PCdoB no Congresso, condenamos veementemente qualquer tipo de violência política e de gênero no Brasil. Não aceitaremos que a tragédia de Marielle Franco se repita e os algozes fiquem impunes”, afirmou a líder.

Perpétua Almeida disse ainda que é inaceitável que uma parlamentar mulher e negra seja ameaçada de morte. “As autoridades precisam investigar e punir os responsáveis, garantindo a proteção da parlamentar. Defender a liberdade de expressão é fortalecer a democracia, que tem sido muito atacada pelo governo Bolsonaro”, declarou.

Aprovada em reunião na última quarta-feira (7), a moção do Parlamento do Mercosul insta o governo brasileiro a tomar medidas efetivas para garantir de forma imediata a segurança de Talíria Petrone e de todas as mulheres disputando as eleições municipais, principalmente negras.

Segundo o documento, as mulheres parlamentares e candidatas são as principais vítimas de violência de gênero e raça, representando 76% dos casos de violência política.

O documento expressa ainda solidariedade a Talíria Petrone e a todas as vítimas de violência política e suas famílias, incluindo a vereadora Marielle Franco.

Talíria Petrone vem recebendo ameaças desde 2016, quando foi eleita vereadora em Niterói (RJ). Em 2019, foi informada pela polícia sobre a descoberta de um plano na deep web para assassiná-la. No episódio mais recente, em junho deste ano, a parlamentar recebeu ameaças de morte durante sua licença maternidade.