Após o anúncio da alta eficácia da vacina CoronaVac, divulgados nesta quinta-feira (7) pelo governo de São Paulo, deputados do PCdoB usaram suas redes sociais para comemorar os resultados dos estudos clínicos em Fase 3 realizados no Brasil.

Segundo os pesquisadores, quem tomar o imunizante estará com a vida salva e com chances mínimas de agravamento da Covid-19. A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, obteve 78% de eficácia na prevenção de casos leves da doença causada pelo coronavírus. Essa eficácia, porém, aumenta para 100% para casos graves e moderados.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) destacou que, no momento em que o País atinge a marca de 200 mil mortos pela doença, a divulgação da eficácia da vacina é um grande alento. "A esperança é que a vacinação comece ontem e milhares de vidas possam ser salvas. Viva a Ciência! Viva o Instituto Butantan, orgulho do Brasil! Urgente! Vacinação já!", escreveu no Twitter.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) lembrou que, em reunião na Câmara dos Deputados, o Instituto Butantan informou que tem capacidade para entregar ao Ministério da Saúde até 100 milhões de doses do imunizante até maio. Para atingir 80% de cobertura vacinal no Brasil, número considerado ideal pelos especialistas, seriam necessárias 360 milhões de doses.

"Por isso é fundamental investir em todas as opções com bons resultados de eficácia e segurança e com capacidade produtiva", afirmou Jandira em uma rede social, observando que a Fundação Oswaldo Cruz deve começar no dia 20 deste mês a produção da vacina AstraZeneca/Oxford no Brasil.

Um acordo entre o governo federal, a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford prevê que 100,4 milhões de doses serão produzidas no primeiro semestre de 2021.

"A ciência, o @butantanoficial e @fiocruz fazem sua parte. Quando o governo fará a sua?", questionou a parlamentar, criticando o desleixo do governo federal na aquisição de insumos e a estruturação de um plano nacional de vacinação.

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), os dados divulgados pelo Butantan apontam que a CoronaVac é "uma vacina ultra segura e sem dúvida alguma eficaz".

"Sabemos que é preciso adquirir e produzir em massa a CoronaVac. Ao mesmo tempo adquirir e produzir, quem sabe, brevemente, as vacinas das outras farmacêuticas que estão sendo produzidas e que pudermos incorporar para uma população de 200 milhões de brasileiros. Vacina e ciência não tem nacionalidade! Precisamos nos apropriar do desenvolvimento científico para salvar vidas. Afinal, já passamos dos 200 mil mortos no Brasil pela Covid-19", afirmou.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também lamentou que o número de mortes por Covid-19 tenha chegado a 200 mil no Brasil. "No dia em que milhares choram pela partida dos entes queridos, o Instituto Butantan informa que a vacina CoronaVac apresenta 78% de eficácia para casos leves e 100% para casos moderados e graves. Viva o SUS, a Ciência e os pesquisadores que trouxeram um alento para o povo brasileiro!", disse em sua conta no Twitter.

"Em meio ao aumento de casos de Covid-19, uma excelente notícia! Veja o exato momento em que o Instituto Butantan anunciou a eficácia da CoronaVac. Nossa gratidão a todos os profissionais que se dedicaram para este resultado. Agora vamos à luta para garantir a rápida vacinação de toda a população! Viva a ciência, viva o SUS!", assinalou a deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP).

O deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) comemorou: "Testes confirmam eficiência da pesquisa do Butantan contra a Covid-19. Vitória da ciência!!!".

Registro

O Instituto Butantan e o governo de São Paulo enviarão o pedido de uso emergencial do imunizante para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária nesta sexta-feira (8). A CoronaVac é a primeira vacina contra o coronavírus no Brasil a iniciar o procedimento de pedido emergencial à Anvisa.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), usou suas redes sociais para homenagear a equipe de cientistas do Butantan, instituição de pesquisas responsável pela apresentação da primeira vacina brasileira contra o novo coronavírus.

"A  Anvisa recebeu o pedido de uso emergencial da vacina  brasileira, a CoronaVac, que tem eficácia de 100% para quadros moderados e graves, ou seja, sem internações e sem mortes. Isso só foi possível pelo brilhante trabalho desenvolvido pelos nossos cientistas e pesquisadores. Agora o governo federal precisa agir rápido para fornecer a vacina a todos os brasileiros, de forma gratuita. #VacinaParaTodosJá #VivaaCiência #VivaoSUS", postou a deputada em sua conta no Twitter.