Nesta quarta-feira (9), no Plenário da Câmara, o vice-líder do PCdoB, deputado Márcio Jerry (MA) cobrou um plano de vacinação efetivo de combate à Covid-19 por parte do governo federal. O parlamentar chamou de ‘absurda’ a postergação de decisões relacionadas ao imunizante e cobrou atenção do Congresso para a responsabilização da crise sanitária que abala o país há quase 10 meses.

“É hora de nós todos dizermos ao Brasil ‘Vacina para todos’. É um absurdo. É absolutamente incompreensível que esse momento não tenhamos ainda um plano elaborado de vacinação em nosso país. É preciso, pois, que a gente fique atento a esta questão e uma vez mais possamos cobrar aqui no Parlamento a responsabilidade do governo federal”, afirmou o deputado.

Recordando o menosprezo de Jair Bolsonaro (sem partido) com a doença que já vitimou 178 mil pessoas no Brasil, o congressista ainda destacou que a “irresponsabilidade, negligência e a perversidade” se tornaram marcas do governo bolsonarista.

“Presidente que no começo da pandemia desdenhou dizendo que era uma ‘gripezinha’, um ‘resfriadinho’. E agora, ante à possibilidade concreta que a ciência graças a Deus nos possibilita da vacina, o que faz o Presidente da República Jair Bolsonaro? Novamente, a marca da negligência, da irresponsabilidade, da perversidade, que só é possível ter em um coração genocida, que parece ser cada vez mais o do Presidente da República”, declarou.

Nesta quarta, em mais um capítulo da “novela” que se tornou a aquisição do imunizante, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a vacinação emergencial contra a Covid-19 pode começar ainda em dezembro no país, com doses da vacina da Pfizer/Biontech. No entanto, o general elencou uma série de condições para que isso aconteça – todas elas, neste momento, bastante improváveis, o que torna remota a possibilidade de imunização ainda em 2020.

*Ascom deputado Márcio Jerry