O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou a lista dos 100 políticos mais influentes esta semana. Os chamados “Cabeças” do Congresso são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais na condução de debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, pelo senso de oportunidade, pela eficiência na leitura da realidade, e, sobretudo, pela facilidade de conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Em 2018, o PCdoB mais uma vez esteve presente na relação. Seis parlamentares comunistas figuram entre os mais influentes do Congresso: a vice-líder da bancada, Alice Portugal (BA); o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, deputado Daniel Almeida (BA); a vice-líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (RJ); a presidente do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE); o líder da bancada, deputado Orlando Silva (SP); e a senadora Vanessa Grazziotin (AM). Na lista de parlamentares em ascensão, ainda temos a presença da deputada Jô Moraes (MG).

Para o líder do PCdoB na Câmara esse é mais um importante reconhecimento da sua trajetória no Parlamento. Este ano, Orlando também esteve na lista do Congresso em Foco entre os 10 melhores parlamentares, segundo o júri especializado. “Estou muito feliz por mais este reconhecimento. É mais um estímulo para seguir firme com o nosso trabalho em defesa dos/as trabalhadores, da democracia e do Brasil”, afirmou Orlando Silva.

Pela nona vez na lista dos “Cabeças”, a deputada Alice Portugal reafirmou a importância de se manter na relação do Diap. “É uma instituição respeitada e para mim é motivo de orgulho estar nessa lista pela nona vez. É um reconhecimento da minha atuação parlamentar, em nome do PCdoB e em defesa de questões cruciais para o povo brasileiro”, comemorou.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2018.

Os parlamentares foram classificados de acordo com suas habilidades, recebendo destaque sua característica principal. Desse modo, os comunistas tiveram destaque em três categorias: debatedor, negociador e articulador.
Escolhida na categoria “debatedora”, a senadora Vanessa Grazziotin também comemorou mais uma indicação. “Fico muito feliz de ter o reconhecimento de nossa luta incessante pelos direitos do povo, dos trabalhadores e na defesa do Amazonas. Estar entre os líderes do Congresso é também é resultado do apoio e da colaboração de sindicatos, associações e entidades do movimento social que lutam contra o atraso e o desmonte de direitos promovidos por Temer e sua base de deputados e senadores”, afirmou.

Na categoria “debatedores” também foram listados Alice Portugal, Jandira Feghali e Orlando Silva. De acordo com o Diap, nesta classificação se destacam parlamentares ativos, atentos aos acontecimentos e, principalmente, com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no Plenário ou na imprensa, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso. A deputada Luciana Santos foi classificada como “articuladora”, o que significa, segundo a pesquisa, que tem “excelente trânsito nas diversas correntes políticas e cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria a credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”. Já o deputado Daniel Almeida foi classificado como “negociador”, que são aqueles parlamentares “investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos e estão respaldados para tomar decisões”.

“Estar, mais uma vez, entre os melhores parlamentares do Congresso Nacional é uma honra e um orgulho, porque vemos nosso trabalho avaliado e reconhecido. Melhor ainda é ver outros parlamentares do PCdoB compondo essa lista, refletindo a atuação séria da nossa bancada que é pequenina no tamanho, mas gigante nas ideias e na vontade de defender os direitos dos brasileiros e o melhor para nossa gente", avaliou a deputada Luciana Santos.