O vice-líder do PCdoB na Câmara, deputado Márcio Jerry (MA), advertiu nesta quarta-feira (27) para a necessidade de reforçar a precaução em torno do sistema democrático, a fim de garantir o bom funcionamento das instituições brasileiras.

Em tom de alerta, o parlamentar que compõe a base aliada do atual governador do Maranhão, Flávio Dino, avalia que as recentes declarações sobre a retomada de regimes autoritários revelam a falta de um projeto claro e a desordem da cúpula do governo de Jair Bolsonaro.

“As pregações absurdas de ataques à democracia requerem total atenção em nosso País. Expoentes do governo Bolsonaro e de sua base, de forma recorrente, se referem à possibilidade de repressão, AI-5, ditadura. Eles estão perdidos no governo e cheios de desejos autoritários”, afirmou.

Na última segunda-feira (25), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que seria plausível “pedir um novo AI-5”, caso o povo ocupasse as ruas contra as reformas propostas por Jair Bolsonaro. No fim de outubro, foi a vez do filho 03, Eduardo Bolsonaro, dizer que se a esquerda “radicalizasse”, uma das respostas do governo poderia ser “via um novo AI-5”.

Poucos dias depois, em resposta a Eduardo, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, afirmou que era preciso “estudar como fazer” isso.

Márcio Jerry é autor do PL 1798/2019, que criminaliza a apologia ao retorno da ditadura militar e a pregação de novas rupturas institucionais no País. Parado na Comissão de Cultura da Câmara (CCULT), a proposição, junto a outras de conteúdo semelhante, aguarda parecer do relator para avançar na Casa.

*Ascom deputado Márcio Jerry