O Instagram ocultou um post com conteúdo falso replicado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta semana nos stories de sua conta oficial. A mensagem afirmava, incorretamente, que o número de mortes por doenças respiratórias no Ceará caiu entre 16 de março e 10 de maio de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019.

Neste intervalo de 2019, foram registradas 1.976 mortes por doenças respiratórias, enquanto, em 2020, foram 2.639 mortes. O aumento foi de 33% durante o período da pandemia do novo coronavírus.

O deputado Márcio Jerry (PCdoB) chamou Jair Bolsonaro (sem partido) de “vergonha mundial” após o Instagram ocultar a publicação do presidente.

“Vergonha mundial esse Bolsonaro, presidente mentiroso, negligente, irresponsável e genocida”, comentou o parlamentar.

O tema também foi tratado pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA). “Mais uma vez, Bolsonaro teve uma postagem excluída por ser uma informação falsa. É uma postura lamentável e vergonhosa”, disse.
No compartilhamento do comparativo das mortes, o presidente escreveu que havia “algo muito estranho no ar”.

Porém, segundo a Agência Lupa de checagem de dados, os dados são improcedentes e não condizem com a realidade. O post foi ocultado. Ainda é possível vê-lo, mas o usuário é imediatamente alertado sobre a “informação falsa”.

“Falso. É falso que, no Ceará, o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu em 2020”, diz a justificativa apresentada pelos verificadores de fatos, que vasculham as redes sociais para diminuir a propagação de fake news.

Na segunda-feira (11), o Ceará havia ultrapassado a marca de 1,1 mil óbitos em razão do novo vírus. Outras 334 mortes suspeitas da doença seguem em investigação. No Brasil, o Ceará é o terceiro em mortes provocados pela Covid-19. Fica fica atrás apenas de São Paulo (3.743) e Rio de Janeiro (1.770).