A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos deputados elegeu, nesta quarta-feira (13), a deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP) para a presidência do colegiado. Historicamente, ela é a primeira parlamentar a ocupar o posto, o que simboliza um grande avanço no Legislativo, tendo em vista os desafios ainda enfrentados pelo público feminino no mercado de trabalho e nos locais de poder.

“No contexto mais geral de desmontes trabalhistas, esta comissão pode contribuir para que possamos travar esses retrocessos. Os trabalhadores devem ver esta comissão como um espaço de luta por igualdade e direitos. Esse colegiado será um instrumento de luta por melhores condições para os trabalhadores. Vamos batalhar para revogar a reforma trabalhista”, afirmou Marcivânia.

O líder do PCdoB na Câmara, deputado Orlando Silva (SP), destacou a capacidade de Marcivânia para assumir a tarefa. “É muito grave o que foi a reforma trabalhista. No conjunto hoje, há uma gravíssima ofensiva ao mundo sindical. Não há democracia em que não haja autonomia dos sindicatos, que expressam esse segmento tão importante dos trabalhadores. Tenho muita confiança que teremos um bom ano de trabalho”, disse Orlando.

Para a 1ª vice-presidência foi eleita a deputada Flávia Morais (PDT-GO). O deputado Mauricio Dziedricki (PTB-RS) foi eleito para a 2ª vice. Os deputados tiveram 18 votos a favor e um voto em branco.

Perfil

Reeleita com 14.196 votos, a Professora Marcivânia está em seu segundo mandato na Câmara. A parlamentar ingressou no PCdoB em 2016, reforçando a atuação da bancada na área de educação e a luta pela democracia. A parlamentar teve papel importante na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 199/2016, que permitiu que servidores públicos e cidadãos que mantiveram relação de trabalho ou vínculo empregatício com os territórios extintos do Amapá ou de Roraima tivessem o direito de optar por integrar o quadro em extinção da administração federal.

Alice e Jerry ocupam outros espaços
Na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, foi eleito como primeiro vice-presidente o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA). A presidência do colegiado ficará a cargo do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA). “Grato aos companheiros do PCdoB e do PDT. Teremos muitos temas importantes a tratar”, afirmou o parlamentar.

Já a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) foi escolhida como segunda vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara. Neste momento em que a educação se tornou alvo de ataques, a parlamentar reitera o compromisso com a defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade. 

“Assumo com muito responsabilidade este cargo. A Comissão de Educação estará a serviço desde as creches até as universidades, lastreada nos princípios da democracia, da gestão democrática e dos direitos dos trabalhadores da educação. Luto pela certeza de que a educação liberta”, disse a parlamentar.

O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) foi eleito presidente da Comissão e a deputada Rose Modesto (PSDB-MS), primeira vice-presidente.