O medo de que Luiz Inácio Lula da Silva se candidate em 2018 e ganhe as próximas eleições presidenciais, depois do golpe instituído no Brasil com o impeachment de Dilma Rousseff, fez com que agentes públicos federais protagonizassem mais uma etapa da Operação Lava Jato, endossando o plano articulado pela direita para impedir o retorno da esquerda.

Nas últimas semanas, temos assistido a esta empreitada contra uma das maiores lideranças que o Brasil já teve. A denúncia, sem provas, feita de forma espetaculosa e desastrada pelos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Lula, deixa clara a intenção de manchar sua história e tentar impedi-lo de participar do próximo pleito.

Como já esperado, o juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia, mesmo sem ter nada que ligasse Lula aos escândalos da Operação. E foi assim que o ex-presidente virou réu. Sem provas, mas com convicção.

Querem criminalizar um projeto popular e democrático, iniciado em 2003, mas não conseguirão! Os milhões de brasileiros que se beneficiaram das políticas públicas entendem melhor que a elite engravatada os ganhos obtidos nos últimos 13 anos pela população.

A marca de Lula é a do financiamento estudantil, que levou milhares de cidadãos às universidades para que pudessem ter um diploma de ensino superior. A marca de Lula é a do Bolsa Família, que deu mais dignidade aos brasileiros de baixa renda. A marca de Lula é a do Minha Casa, Minha Vida, da recuperação da autoestima do nosso país. Não conseguirão manchar esta história.

E a resposta já começou. Se esperavam que Lula fosse abaixar a cabeça, se enganaram. Despertaram nele a vontade de lutar. Não só por sua trajetória, mas pelo retorno da democracia. E estaremos juntos nessa empreitada.

Acreditamos que cabe ao Ministério Público Federal zelar pelo respeito às leis e não ficar fazendo denúncia sem provas. O golpe já instituiu um presidente ilegítimo, que, aos poucos, consolida uma agenda de desmonte do Estado brasileiro, com privatizações, retirada de direitos dos trabalhadores e de direitos sociais. Não vamos permitir esse avanço neoliberal. Querem tirar a possibilidade de o povo brasileiro ter a opção da retomada do caminho da democracia, do desenvolvimento que o nosso povo construiu nos últimos 13 anos. Não conseguirão. Somos Todos Lula!
 

*Deputado federal pela Bahia e líder do PCdoB na Câmara.