Vice-líder do PCdoB, o deputado Márcio Jerry (MA) protocolou nesta terça-feira (4), na Câmara dos Deputados, requerimento de convocação para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, preste esclarecimentos sobre a gravidade dos fatos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2019 e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O cálculo das notas e o impacto do erro na correção do último MEC, inicialmente causado por um problema mecânico na gráfica que imprimiu as provas, fez com que quase seis mil candidatos tivessem problemas na contagem de suas notas em todo o país. Imerso em um caldeirão de falhas, ilegalidades e vazamentos desde o último dia 17 de janeiro, os resultados acabaram impactando também o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

“O calendário educacional de 2020 já está em plena atividade e o MEC ainda não deu respostas para questões de grande relevância para a área, como a definição de repasses para estados e municípios para viabilizar matrícula e merenda de alunos em todo país. A crise permanece e as ocorrências de erros do Enem se sucedem, enquanto o ministro minimiza falhas, ataca a imprensa e brinca com o futuro de milhares de estudantes”, disse o autor do pedido de convocação.

Antes dos problemas virem à tona, Weintraub chegou a declarar que o Enem de 2019 havia sido “comprovadamente o melhor Enem de todos os tempos, em termos de questões, de execuções”. “Não teve problema algum aqui dentro do MEC, pouquíssimas ocorrências fora, a maior participação de todos os tempos, um custo bem mais baixo por aluno. Isso que vocês estão vendo no Enem é resultado de boa gestão”, disse o ministro à época.

Além do requerimento de Jerry, Alessandro Molon (PSB-RJ) e os 10 deputados que compõem a Bancada do PSol na Câmara apresentaram requerimentos exigindo o comparecimento de Weintraub no Plenário da Casa.

*Ascom Márcio Jerry