O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) diz que o momento é crucial para o país. Ele defende a união de todos em prol da construção de outra nação.

“Parabéns, educadores e educadoras. Ser professor é conhecer as alegrias e as tragédias de nosso povo e contribuir para a construção de um país mais justo, com oportunidades para todos, a partir da educação. O Brasil, mais do que nunca, precisa da força e da dignidade de vocês!”, escreveu nesta terça-feira (15) no Twitter.

Já o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) mandou um recado direto ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma).

“Saudação especial ao Sinproesemma pelo dia dos professores e professoras. Dia de renovar compromisso com a luta permanente por uma educação de qualidade para todos”, afirmou.

O líder da bancada comunista, Daniel Almeida (BA), enalteceu a importância do papel do professor. “O professor é muito mais do que um detentor do conhecimento, é um agente de transformação. Nas palavras de Paulo Freire, ‘quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender’”, destacou.

A líder da Minoria, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), afirmou que a data também deve resgatar a luta pela valorização da categoria. “Que a liberdade de ensinar, a valorização da profissão, a devida remuneração, boas condições de trabalho e direito ao descanso sejam direitos defendidos por toda a sociedade, todos os dias”, pontuou.

A data também foi comemorada pela vice-presidente da Comissão de Educação, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). A parlamentar lembrou que educar não é tarefa fácil, sobretudo, num governo que tem reiteradamente atacado os docentes.

“Ser professor e professora no Brasil não é uma tarefa fácil, ainda neste governo que já mostrou que é inimigo número 1 da educação. Os educadores e educadoras são verdadeiros arquitetos de pessoas e têm na educação a luz para garantir a soberania das nações”, disse.