Milhares de jovens que acabaram de ingressar na faculdade ainda não conseguiram comparecer às aulas das instituições nas quais foram admitidos. Devido a falhas no sistema do Fies (Fundo Estudantil da Educação), eles estão sem acesso ao documento que libera o financiamento via Caixa Econômica Federal para matrícula.

A instabilidade no sistema levou o Ministério da Educação (MEC) a ampliar o prazo de inscrições até sexta-feira (5), para que estudantes selecionados pelo programa consigam validar suas matrículas. A data original era 7 de março.

Ao falar sobre o tema na Câmara do Deputados, Perpétua Almeida (PCdoB-AC) pontuou que as falhas no Fies já podem ter prejudicado o primeiro semestre de muitos jovens universitários.

“Quem iria se formar este ano, talvez não consiga terminar sua faculdade em 2019. Quem sonhou em entrar na universidade, talvez não consiga entrar agora no primeiro semestre. Então, é preciso que o Ministério da Educação olhe com melhores olhos para o Fies”, disse.

A parlamentar aproveitou o pronunciamento para pleitear um debate na Casa sobre o endividamento da juventude brasileira com relação ao estudo.

“Quando o fundo foi criado pelo governo Lula, o país estava em pleno desenvolvimento, estava crescendo. E todo mundo sonhou em fazer sua faculdade. Acontece que, quando esse jovem saiu da universidade, o Brasil era outro. Agora somos um país de mais de 12 milhões de pessoas desempregadas”, frisou.

Em nota, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) admitiu que há um “problema sistêmico que tem impedido a troca de informações com o agente financeiro em relação aos candidatos pré-selecionados do Fies”.

Ainda de acordo com o FNDE, o edital prevê que em caso de erro ou problemas operacionais, o MEC tem até 30 de junho para adotar as medidas necessárias.