A saúde dos brasileiros ganhou um forte aliado na noite desta terça-feira (4). O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite ao trabalhador se ausentar do trabalho para realizar exames preventivos contra diferentes tipos de câncer. A matéria será enviada agora à sanção presidencial.

O texto aprovado é uma emenda do Senado ao Projeto de Lei (PL) 843/07, do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA). A articulação para a votação deu-se ainda no mês passado como parte do Novembro Azul, campanha para conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A emenda prevê a ausência comprovada, sem prejuízo do salário, por até três dias em cada 12 meses de trabalho para investigar a possibilidade de cânceres do colo de útero, de mama ou de próstata.

O parlamentar comemorou o resultado da votação, ao salientar a importância e o alcance de tal iniciativa – visto que, só no Brasil, foram diagnosticados 596 mil novos casos da doença em 2016, ano do último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“É um projeto de grande significado, pois o câncer afeta fortemente e devasta a vida de tantas famílias. Detectá-lo com antecedência pode salvar vidas, e é isso que devemos fazer. Às vezes deixamos de fazer o exame por falta de tempo, por conta do trabalho. Pois agora o projeto que abrange homens e mulheres garante essa licença”, disse o autor do PL.

Em pronunciamento no Plenário, a vice-líder da Minoria na Casa, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) – que também é médica –, ainda defendeu o projeto como ferramenta de combate ao preconceito.

“Da mesma forma que defendemos a prevenção do câncer para mulheres, tanto da mama quanto do colo de útero, é importante que tenhamos um instrumento para a redução da morte de homens. Que consigamos aumentar o número de exames de prevenção quebrando paradigmas desta população masculina que ainda morre muito por conta do preconceito contra exames de toque retal”, pontuou.