A União Brasileira de Mulheres (UBM) realiza neste final de semana o seu 10º Congresso Nacional. O evento ocorre em Salvador no Hotel Sol Bahia, em Patamares, e tem como tema central a defesa da democracia e dos direitos das mulheres.

“Os temas que dizem respeito à questão das mulheres são urgentes. Vivemos um momento de retrocessos, de perdas de direitos conquistados duramente. E as mulheres são com certeza as que mais sofrem neste momento pós-golpe”, afirma a deputada Alice Portugal, líder do PCdoB Câmara, que também é secretária estadual de Mulheres do partido.

Além de Alice Portugal, ferrenha defensora dos direitos das mulheres, a mesa de debate de abertura do Congresso terá a presença da também deputada do PCdoB, Jandira Feghali, que foi relatora da Lei Maria da Penha, uma das principais ferramentas de combate à violência contra a mulher no Brasil. “Às vezes nem as próprias mulheres têm conhecimento da realidade e compreensão da opressão de gênero que a mulher vive. Precisamos conversar sobre isso”.

Este ano o congresso faz uma homenagem à feminista Gilse Cosenza, dirigente histórica da entidade falecida em maio deste ano.

A UBM foi fundada em 1988 e sempre teve como principal meta congregar mulheres para lutar pelos seus direitos e sua emancipação, visando a construção de um mundo de igualdade contra toda opressão.

O debate com Alice Portugal e Jandira Feghali é nesta sexta-feira (4) às 18 horas. Sábado a partir das 8h30min, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, e Olívia Santana, secretária estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, apresentarão a tese do debate.