A pedido da Rede Sustentabilidade, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, deu prazo de 48 horas para que o Ministério da Defesa apresente a auditoria que realizou sobre a segurança das urnas. Num relatório elaborado pelas Forças Armadas consta que não se encontrou irregularidades nos equipamentos durante a votação do primeiro turno, mas Bolsonaro mandou segurar a divulgação.

Mesmo após o resultado, o presidente continua colocando em dúvida o processo eleitoral. Nesta segunda-feira (17), ele voltou a questionar a segurança das urnas. Disse que se tratam de equipamentos ultrapassados e antigos, “geração do final dos anos 1990”.

Antes do TSE, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas requisitou ao Ministério da Defesa uma cópia do relatório da auditoria e deu prazo de 15 dias para a entrega do documento. O pedido foi feito pelo subprocurador-geral do tribunal, Lucas Rocha Furtado.

“[Determino] ao Ministério da Defesa que, no prazo de 48 (quarenta e oito horas) preste as devidas informações, mediante a apresentação de cópia dos documentos existentes sobre eventual auditoria das urnas, com a correspondente fonte do recurso empregado”, diz Moraes na decisão.

O presidente do TSE também afirmou que é preciso avaliar se a conduta do Ministério da Defesa pode configurar desvio de finalidade. “As notícias de realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo Chefe do Executivo, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder”, escreveu o ministro.

Repercussão

Para o líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), o ministro Alexandre de Moraes "acabou com a 'graça' de Bolsonaro" ao determinar a entrega do relatório feito pelo Ministério da Defesa. "Oras, o objetivo não era verificar a lisura do processo? Por que o silêncio? É simples. As Forças Armadas não encontraram fraude, e a auditoria coloca em xeque as tentativas de Bolsonaro de desacreditar as urnas eletrônicas", reforçou.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) disse que os ataques sistemáticos e recorrentes na tentativa de manchar o processo eleitoral brasileiro não vão prosperar. “O ministro Moraes determinou que o Ministério da Defesa entregue em 48 horas a auditoria das urnas que foi encomendada por Bolsonaro”, lembrou.

“Urgente!!! Ministro Alexandre de Moraes determina que o Ministério da Defesa apresente o conteúdo da auditoria sobre as urnas eletrônicas em até 48 horas. É a democracia que está em jogo. Acabou a brincadeira de golpe. Todos devem respeito à soberania popular!”, escreveu no Twitter o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).