Apesar de a profissão ser uma das mais presentes na área de saúde, a importância da enfermagem e de seus profissionais nem sempre foi reconhecida. Exemplo disso são as recorrentes queixas relacionadas a jornadas de trabalho extenuantes e as reclamações sobre a baixa remuneração.

Para os parlamentares do PCdoB, entretanto, a importância da categoria está sendo mais do que evidenciada durante a pandemia do novo coronavírus.

Em suas redes sociais, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) destacou que o trabalho incessante da enfermagem brasileira na linha de frente do combate ao coronavírus precisa ser reconhecido. "Estamos juntos e juntas na luta por direitos e dignidade para essa categoria tão importante para a saúde", afirmou.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) ressaltou que a pandemia aumentou "a entrega de quem trabalha para salvar vidas, inclusive com riscos à própria saúde". "Por outro lado, os direitos trabalhistas não avançaram. Mais do que aplausos pela dedicação e coragem, enfermeiros e enfermeiras precisam de valorização, de jornada de trabalho de 30 horas e elevação do piso salarial", disse.

Segundo o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), a comemoração do dia da enfermagem "é o momento de apoiar a luta desses profissionais fundamentais na sociedade, principalmente na pandemia". "São muitas horas dedicadas ao trabalho em prol da vida humana e sem a devida valorização dos direitos", observou.

Em mensagem no Twitter, o parlamentar também defendeu a aprovação de uma lei que institua um piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras em atividade na rede pública e privada de saúde.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) também usou as redes sociais para homenagear os profissionais do setor. "Hoje é dia de AGRADECER a todos os profissionais de enfermagem, principalmente aqueles que atuam na linha de frente do combate à covid", escreveu no Twitter.

Outra mensagem de apoio veio da médica e deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ): "Hoje é dia internacional da enfermagem! Parabéns aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras que são essenciais para o mundo com ou sem COVID. Vamos à luta pelo piso Nacional e pela jornada de 30 horas! Vocês merecem!".

Covid-19

Os enfermeiros são profissionais essenciais, principalmente em meio à pandemia. Aliás, eles são os únicos que acompanham o momento de chegada e partida de pacientes, fazendo parte de todo o processo de qualquer ação hospitalar. Além disso, atuam como uma espécie de ponte entre pacientes e outros profissionais, como médicos, fisioterapeutas e nutricionistas.