O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) ocupou a tribuna na sessão desta quarta-feira (2) para cobrar a votação da MP 1000/20, que prorroga o auxílio emergencial até dezembro, porém com valor reduzido de R$ 600,00 para R$ 300,00.

A Oposição ao governo na Câmara pede que a votação da medida provisória seja incluída na pauta do Plenário, para ter o direito de colocar em debate as emendas que foram apresentadas com o propósito de assegurar o valor do benefício aprovado originalmente pelos deputados e senadores no início da pandemia do novo coronavírus.

"O governo cortou o benefício pela metade, mas precisamos tratar do assunto para manter no valor original. Com a pandemia, o desemprego bate novos recordes a cada mês, mais de 14 milhões de pessoas hoje estão desempregadas, e a renda emergencial foi uma das medidas que ajudou a salvar a economia", ressaltou o parlamentar.

Daniel Almeida observou que o Legislativo precisa enfrentar o debate sobre a MP 1000, para retomar a garantia da renda emergencial. "É preciso tomar iniciativas, medidas firmes para enfrentar a pandemia enquanto a vacina não chega", afirmou. 

Na avaliação do deputado, o País está vivenciando um momento muito trágico da história brasileira. "A realidade produzida pela pandemia não se alterou infelizmente. Os dados estão aí. O desemprego é crescente", completou. Ele destacou que o aumento no valor da cesta básica aprofunda a situação de vulnerabilidade das famílias.