A deputada Alice Portugal protocolou, nesta terça-feira (26/05), na Câmara dos Deputados requerimento de convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para prestar esclarecimentos imediatos sobre as declarações que fez em reunião ministerial ocorrida no dia 22 de abril. Na ocasião, o ministro fez ameaças aos ministros do Supremo Tribunal Federal, chamando-os de vagabundos, que tinham que ser presos. Além disso, ele se referiu de forma discriminatória aos povos indígenas, insinuando serem privilegiados.

“O discurso de Weintraub atenta contra a democracia brasileira. Foi ofensivo à Corte maior do Poder Judiciário brasileiro e aos seus ministros. Foi uma fala violenta, preconceituosa e racista ao dizer que odeia o termo ‘povos indígenas’. Entendemos que suas declarações podem se constituir crimes inaceitáveis por parte de um ministro de Estado. Ele precisa prestar os devidos esclarecimentos urgentemente”, afirma Alice. 

Para ser votado em sessão virtual da Câmara, o requerimento de convocação do ministro precisa do apoiamento de 171 deputados.

*Ascom deputada Alice Portugal