O coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Frente Parlamentar da Química na Câmara, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) participou de uma reunião com representantes do setor via videoconferência.

O presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, destacou a amplitude da indústria química, que, segundo ele, engloba empresas com alta demanda durante a pandemia e outras com operações paradas. Marino pontou a importância da inclusão do setor no decreto nº 10.282/2020, que lista os serviços públicos e as atividades essenciais.

O deputado Daniel Almeida, no entanto, destacou a dificuldade de coordenação nesse momento, que combina a crise na saúde com questões econômicas, políticas e sociais, mas afirmou que acredita na possibilidade de convergência, especialmente por parte do Poder Legislativo. O parlamentar afirmou que concorda com a definição das atividades da indústria química como essenciais, mas que esse decreto inclui outras atividades excessivas.

Almeida afirmou que irá observar o tema com mais profundidade e irá tratá-lo com outros líderes e com o presidente da Câmara. Também expressou sua preocupação com as dificuldades enfrentadas pelas empresas de médio e pequeno porte na obtenção de créditos, além de preocupação com a manutenção de empregos, destacando articulações para aprovação da Medida Provisória (MP) 936/20, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

O coordenador da FPQuímica concluiu destacando o interesse em comunicação com a indústria e sua disposição para defesa do setor. O executivo da Abiquim, Marino frisou também as iniciativas sociais da indústria para combate à pandemia. Ele citou a doação de espessantes para álcool gel ou o próprio produto, a doações de materiais para fabricação máscaras ou mesmo de recursos financeiros para custeio de respiradores.

Participaram da reunião o gerente de Relações Institucionais da Oxiteno, Frederico Marchiori Xavier de Jesus; a Relações Institucionais da Oxiteno, Veronica M. Horner Hoe Lopes; o Relações com Investidores e Relações Institucionais da Unipar, Sergio Luiz Baptista dos Santos; os assessores de Relações Institucionais da Abiquim, Lidiane Soares e Pável Pereira; o diretor da Umbelino Lobo, Antônio Marcos Umbelino Lôbo; e o assessor da Umbelino Lobo,  Leonardo Nunes.