A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), o governador do Acre, Gladson Cameli, além de outros integrantes da bancada federal, estiveram nesta quinta-feira (6) com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para tratar do problema de segurança pública que o Estado enfrenta.

Perpétua relembrou o encontro que teve com Mourão no ano passado, quando entregou ao vice-presidente a “Carta do Acre”. O documento pedia mais atenção do governo federal para o monitoramento da segurança nas fronteiras, à chegada de facções, à entrada de armas e drogas e ao aumento dos casos de feminicídio no Estado.

“Viemos mais uma vez fazer um apelo: que o governo federal ocupe nossas fronteiras. Essa violência nas nossas cidades tira o sossego e a paz das famílias acreanas. É inaceitável que a gente feche o primeiro mês do ano com mais de 45 mortes violências, muitas motivadas por armas e drogas. É preciso que o governo federal assuma as fronteiras e o estadual fique com o policiamento dentro dos bairros”, afirma a deputada.

Ainda em 2019, Perpétua garantiu a aprovação de uma emenda para o monitoramento das fronteiras no Acre. A Extensão do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), programa estratégico do Exército, já em operação no Mato Grosso do Sul, entre as cidades de Mundo Novo e Caracol, poderá chegar à fronteira acreana.

“Precisamos de apoio. Nossas fronteiras não podem mais ficar desprotegidas. As crianças, mulheres e todas as famílias sofrem diariamente com o aumento da criminalidade. Precisamos dar um fim nessa sensação de insegurança”, conclui Perpétua.

*Ascom deputada Perpétua Almeida