Alice Portugal denunciou o desmonte dos bancos públicos promovido pelo governo Michel Temer e manifestou integral solidariedade do partido aos funcionários das instituições. Uma reestruturação na Caixa, iniciada em julho deste ano, está atacando as áreas meio do banco e reduzindo o número de empregados e funções nos departamentos responsáveis pelas funções sociais da Caixa.

“Toda semana, a Câmara retira um direito dos trabalhadores ou atenta contra a soberania nacional, a inovação, ciência, tecnologia e educação. Agora, estão invadindo o terreno dos bancos oficiais, aqueles que os governos ultraliberais não conseguiram destruir. Entendemos que não se trata apenas de privatização, mas sim de quebra de soberania, de desnacionalização. Um período de neocolonialismo se avizinha no Brasil. Enquanto o povo é anestesiado com as notícias daqueles que se envolvem em casos de corrupção, os golpistas vão sorrateiramente aprovando estes projetos que arrebentam com a soberania nacional”, disse Alice durante o ato.

A deputada destacou ainda que se a Caixa for privatizada, os programas sociais cairão por terra. Como banco público, a instituição pratica as menores taxas do mercado, atendendo a fatias sociais que são desprezadas por bancos que visam estritamente o lucro.