Nesta sexta-feira (1º), os 513 deputados eleitos tomaram posse para a 56ª legislatura na Câmara. Neste período, a bancada comunista contará com nove parlamentares: Alice Portugal (BA), Daniel Almeida (BA), Jandira Feghali (RJ), Márcio Jerry (MA), Orlando Silva (SP), Perpétua Almeida (AC), Professora Marcivânia (AP), Renildo Calheiros (PE), Rubens Pereira Jr (MA).

Durante a sessão no Plenário Ulysses Guimarães, os parlamentares fizeram o juramento de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Além da defesa da democracia, os comunistas continuarão com forte atuação na oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PSL-RJ), visto que a expectativa é que os próximos anos sejam de muitos embates e resistência para impedir retrocessos que já vêm sendo anunciados pelo novo governo.

“Não aceitaremos a retirada de direitos do nosso povo, nem a restrição da vida democrática no Brasil. Não aceitaremos o Brasil de joelhos, alinhado automaticamente a quem quer que seja. O Brasil é uma nação importante e tem muito a contribuir. Teremos muitos embates, mas não iremos recuar. Vamos defender nossas ideias, a retomada de um projeto de desenvolvimento nacional no Brasil, a garantia da democracia e dos direitos da nossa gente”, afirma o líder comunista, Orlando Silva.

Confira o perfil dos parlamentares que atuarão nesta legislatura.

ALICE PORTUGAL (BA)
A parlamentar baiana foi eleita para seu quinto mandato. Com 126.595 votos, Alice irá manter sua luta em defesa da democracia, da educação pública e dos direitos dos trabalhadores pelos próximos quatro anos. Farmacêutica de profissão, Alice também busca melhorias para a categoria. É uma das principais articuladoras na Câmara da votação do Projeto de Lei (PL) 2295/00, que fixa em 30 horas a carga de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem; e também lutou pela aprovação do PL 4385/1994, que deu origem à lei 13.021/2014, que regulamenta a assistência farmacêutica e obriga a presença de um profissional no estabelecimento durante seu funcionamento. A parlamentar tem ainda projetos defendendo a igualdade salarial entre homens e mulheres.
Leia a íntegra do perfil: https://goo.gl/aS1Gx2

DANIEL ALMEIDA (BA)
Considerado um dos parlamentares mais atuantes do Congresso pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Daniel Almeida deixou a profissão de técnico em instrumentação industrial para apostar na política no final da década de 1980. Nas eleições de 2002 conquistou seu primeiro mandato como deputado federal e de lá para cá disputou todas as eleições. Em 2018, se reelegeu com 114.213 votos e vai para o quinto mandato no Parlamento. É defensor ferrenho dos direitos dos trabalhadores e foi voz ativa na luta contra o desmonte trabalhista liderado por Michel Temer após o golpe contra Dilma Rousseff. É autor da Lei 11.635/07, que cria o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no dia 21 de janeiro. Defende também proposta de redução da jornada de trabalho, em tramitação na Câmara, além de outros projetos de interesse social.
Leia a íntegra do perfil: https://goo.gl/M5r1D1

JANDIRA FEGHALI (RJ)
Reeleita com 71.645 votos para seu sétimo mandato pelo Rio de Janeiro, Jandira Feghali seguirá a luta no Parlamento contra os retrocessos de uma agenda conservadora e fundamentalista, evidenciada no Brasil desde o golpe de 2016 e intensificada no governo de Jair Bolsonaro. Médica de formação, tem atuação importante na área da saúde. É relatora da subcomissão que analisa o complexo industrial da área. Articulou, ao lado de outros parlamentares, a aprovação do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias. É autora da emenda à Constituição que garante o duplo vínculo aos profissionais de saúde e das leis que obrigam os planos de saúde a realizar cirurgia reparadora de mama em caso de câncer e a que prevê o fornecimento de bolsas de colostomia. É relatora da Lei Maria da Penha e possui uma série de projetos ligados à democratização da comunicação no país.
Leia a íntegra do perfil: https://goo.gl/Pmjg5w

MÁRCIO JERRY (MA)
Eleito com 134.223 votos, Márcio Jerry chega à Câmara para seu primeiro mandato pelo Maranhão. Em sua trajetória profissional e política acumulou experiência na luta em defesa dos trabalhadores por direitos, justiça, igualdade e será um importante reforço à bancada comunista no Parlamento.
Leia a íntegra do perfil: https://goo.gl/8tquvW

ORLANDO SILVA (SP)
Reeleito para o seu segundo mandato com 64.822 votos, Orlando Silva continuará seu trabalho em defesa do Brasil e dos trabalhadores. Baiano de nascença, o parlamentar se destacou na Câmara pela capacidade de conquistar apoios em votações em Plenário até mesmo no campo adversário. Garantiu a aprovação por unanimidade da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a aprovação do projeto de reoneração da folha de pagamentos (PL 8456/17) e da Lei de Migração (13.445/17), dos quais também foi relator. Foi presidente da Comissão de Trabalho e ainda líder da bancada comunista em 2018.
Leia a íntegra do perfil: https://goo.gl/2YnS25

PERPÉTUA ALMEIDA (AC)
Perpétua Almeida volta à Câmara nesta legislatura para seu quarto mandato. Com 18.374 votos, a parlamentar será um nome importante na defesa das bandeiras dos brasileiros, das mulheres e dos trabalhadores. No Parlamento, foi relatora da proposta que estabelece o pagamento de uma indenização única de R$ 25 mil aos soldados da borracha e seus dependentes legais (PEC 61/2013). A defesa nacional é outro tema importante para ela. Presidiu a Subcomissão Permanente para Acompanhamento dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados – comissão da qual também chegou a ser presidente. Entre suas pautas na área, está a defesa de mais investimentos para o setor para fortalecer ações estratégicas, como o monitoramento e proteção das fronteiras.
Leia a íntegra do perfil: https://goo.gl/q9FECM

PROFESSORA MARCIVÂNIA (AP)
Reeleita com 14.196 votos, Professora Marcivânia está em seu segundo mandato na Câmara. A parlamentar ingressou no PCdoB em 2016, reforçando a atuação da bancada na área de educação e a luta pela democracia. A parlamentar teve papel importante na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 199/2016, que permitiu que servidores públicos e cidadãos que mantiveram relação de trabalho ou vínculo empregatício com os territórios extintos do Amapá ou de Roraima tivessem o direito de optar por integrar o quadro em extinção da administração federal.
Leia a íntegra do perfil: https://goo.gl/rP2vxo

RENILDO CALHEIROS (PE)
Com 57.919 votos, Renildo Calheiros volta à Câmara dos Deputados para seu quarto mandato. O parlamentar já havia sido eleito em 1990, 2002 e 2006. Com um perfil articulador, Renildo reforça a bancada comunista na luta em defesa da democracia. Já exerceu a vice-liderança do governo Lula durante quatro anos. Foi líder de bancada comunista três vezes e assumiu, em 2008, a liderança de um bloco com mais de 70 deputados (PCdoB, PSB, PDT, PMN e PRB). Em 2008, se licenciou do mandato de deputado federal para assumir, em 2009, a Prefeitura Municipal de Olinda.
Leia a íntegra do perfil: https://goo.gl/veESmu

RUBENS PEREIRA JR (MA)
Rubens Pereira JR foi reeleito para seu segundo mandato na Câmara com 111.584 votos. Em Brasília, continuará enfrentando com afinco e determinação uma das fases mais nebulosas e retrógradas do Parlamento. Advogado e mestre em Direito Constitucional, Rubens tem como principal marca de luta na Câmara dos Deputados a defesa da democracia e dos direitos dos brasileiros. Membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, o parlamentar tem voz ativa sobre a admissibilidade de todos os projetos que tramitam na Casa. Foi coordenador da bancada maranhense onde garantiu diversos avanços para o estado.
Leia a íntegra do perfil: https://goo.gl/HF9nCR