Parlamentares, embaixadores, representantes de embaixadas, do Ministério das Relações Exteriores e representantes da sociedade civil participaram, nesta quarta-feira (22), de ato conjunto das Frentes Parlamentares de Fortalecimento da Cooperação entre os países do Brics (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul). O evento aconteceu na Câmara dos Deputados e teve como anfitriões os presidentes das Frentes, deputada Perpétua Almeida (PCdoB) e o deputado Fausto Pinato (PP-SP).

De acordo com Perpétua Almeida, o evento representa a união de todas as frentes e grupos que querem contribuir com o protagonismo do Brics. “Aqui estão reunidos todas as Frentes e grupos de amizade que tratam sobre o tema, pois precisamos fortalecer a relação do Brasil com os outros países do Brics. Daqui para frente, cada vez mais haverá essa união”, garantiu. Ela reforçou ainda que esse é um momento muito importante para os Brics no Brasil. “Por isso, aprovamos já uma audiência pública que vai discutir o desenvolvimento e a relação entre os países”.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que é presidente do grupo parlamentar Brasil-China, também ressaltou a importância de uma agenda comum entre os países. “Manifesto aqui meu desejo que tenhamos condições de fazer uma agenda convergente entre cada um dos membros do Brics”. Almeida também falou sobre as expectativas para a Cúpula do Brics 2019, que acontece no Brasil neste ano. “Essa Casa e o Parlamento brasileiro têm o papel de ajudar e facilitar para que cada país possa ampliar as relações e responder satisfatoriamente o desejo de um mundo desenvolvido”, ressaltou.

O embaixador da África do Sul, Fadl Nacerodien, comentou sobre a importância do ato. “Nós precisamos de cada um que está aqui, por isso esse evento é fundamental. Essa cooperação não vai beneficiar só os outros países, mas o Brasil também”.

Entre as finalidades do ato, está a de acompanhar e fomentar medidas que fortaleçam os laços diplomáticos, culturais e comerciais entre os países membros Brasil, China, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ainda compete ao grupo a promoção e participação de debates públicos, simpósios, seminários, conferências e todos os tipos de eventos nacionais e internacionais que tratem sobre o grupo; a promoção do intercâmbio parlamentar entre os países e a apresentação de proposições junto ao Poder Legislativo Federal. Além disso, a Frente também objetiva aperfeiçoar as propostas do Executivo, conexas ou correlatas, destinadas ao fortalecimento do BRICS.

As Frentes e grupos são dirigidos pelos parlamentares Perpétua Almeida, Fausto Pinato (PP-SP), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Daniel Silveira (PSL-RJ), Luis Miranda (DEM-DF) e Vinicius Carvalho (PRB-SP). Estiveram presentes no evento o coordenador do Brics no Ministério das Relações Exteriores, Leonardo Gorgulho; o embaixador da Rússia, Sergey Akopov; o embaixador da Índia, Ashok Das; o ministro da Embaixada da República da China, Song Yang, que representou o embaixador da China e o embaixador da Áfica do Sul, Fadl Nacerodien.