O presidente da Bolívia, Luis Arce, sofreu um atentado em La Paz na noite desta quinta-feira (5), segundo o porta-voz do Movimento ao Socialismo (MAS), Sebastián Michel, em uma entrevista à imprensa boliviana. Uma dinamite explodiu em frente à sede do comitê de campanha do partido. Segundo Michel, Arce estava no comitê quando o explosivo foi arremessado na porta do imóvel.

“Muito grave! Precisamos de um levante em defesa da democracia e que respeitem o resultado das urnas”, enfatizou a líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC).

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também condenou o atentando. “Luis Arce foi eleito democraticamente e agora está sendo atacado, tendo sua integridade física ameaçada. Não podemos permitir e precisamos exigir proteção ao presidente eleito”, disse.

Até o momento, não há informações sobre feridos. No comunicado em que denunciou o atentando, Sebastián Michel também lamentou que as autoridades encarregadas da segurança do país não tenham se pronunciado sobre o assunto e não tenham dado a segurança necessária, “ainda mais a uma autoridade eleita pela maioria do povo boliviano”.

A suspeita é que a investida contra o novo presidente tenha sido planejada por grupos de direita do país, que ainda não aceitam a derrota nas urnas. A posse de Luis Arce, que é aliado do ex-presidente Evo Morales, deve ocorrer na próxima terça-feira (10).