Com o slogan “Uma letra muda todo o conceito”, a Câmara dos Deputados lançou, nesta quarta-feira (11), uma campanha contra a violência política de gênero. A ação é resultado de uma parceria entre a Liderança da Minoria, a Secretaria da Mulher e a Primeira-Secretaria da Câmara, e tem como objetivo denunciar as hostilidades e agressões enfrentadas pelas mulheres que ocupam ou disputam os espaços de poder, assim como trazer uma reflexão sobre a importância da presença e resistência feminina nesses espaços.

Esse tipo de violência repete situações vividas historicamente por mulheres como a desqualificação moral, depreciação, uso de estereótipos, piadas e a falta de igualdade de oportunidades.

A líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), destacou a importância da ação.

“Essa não é uma campanha partidária, de frente ou bancada. É uma campanha da Câmara dos Deputados, que vai permanecer nas redes de comunicação da Casa. A violência política de gênero alcança todas as mulheres que buscam protagonizar no espaço político e no ano que vem, que é um ano eleitoral, pode alcançar ainda mais mulheres que querem se colocar nas disputadas eletivas. Nós sofremos nas candidaturas e se nos elegemos sofremos ainda mais. Precisamos reagir a isso”, destacou.

Representante da ONU Mulheres, Fernanda Papa apontou a expectativa de que a campanha possa contribuir para a coleta de dados sobre o tema.

“Este é um assunto que ainda está silenciado, pouco comentado, mas muito presente. E sobre o qual faltam dados, mas não faltam fatos. Esperamos que essa campanha possa contribuir para quebrar os silêncios e proteger as silenciadas”, apontou.

Como parte da campanha, o Fale Conosco – sistema de atendimento ao cidadão da Câmara – vai passar a receber denúncias a respeito de situações de violência política contra mulheres em órgãos públicos nas esferas federal, estadual e municipal. A denúncia poderá ser feita anonimamente.