Brasília, sexta-feira, 28 de junho de 2019 - 18:34
Orlando Silva defende direito ao trabalho de comunidade LGBTI+
Por: Camila Borges |
Deputado destacou a importância do direito ao trabalho e defendeu a construção de caminhos que permitam superar toda e qualquer forma de preconceito no 16º Seminário LGBTI do Congresso Nacional.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) destacou a importância do direito ao trabalho e defendeu a construção de caminhos que permitam superar toda e qualquer forma de preconceito no 16º Seminário LGBTI do Congresso Nacional. “É necessário que consigamos introduzir nesta pauta diversa que a comunidade LGBTI+ possui, sobretudo a garantia de todos os direitos. Como o direito ao trabalho, um direito elementar para todos os seres humanos e que a comunidade LGBTI+ sofre o preconceito, a discriminação, ferindo a alma e inviabilizando muitas vezes a vida”, considerou.
De acordo com Nathália Vasconcellos, da Rede Brasil Trans, 90% dessa população emprega-se na prostituição e cobrou iniciativas do Poder Público que possam garantir a empregabilidade das pessoas trans.
Entre os temas abordados no seminário, o resgate histórico do contexto do Levante de Stonewall, nos Estados Unidos; da resistência à ditadura civil-militar; e da construção e organização dos coletivos precursores do movimento LGBTI no Brasil e no mundo.
Participantes cobraram proteção do Estado brasileiro ao jornalista norte-americano Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept, e seu companheiro, o deputado David Miranda (Psol-RJ). Na oportunidade, o parlamentar contou que ele e sua família estão recebendo constantes ameaças de morte desde que Greenwald publicou conversas mantidas no Telegram entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça Sergio Moro e procuradores da Lava Jato, entre os anos de 2015 a 2018.
O jornalista estava presente e lamentou o assassinato da ex-vereadora Marielle Franco, negra, periférica e bissexual assumida, e salientou que a tristeza e raiva por conta da morte dela se transformaram em determinação de mulheres com o mesmo perfil ocuparem cargos públicos. O ex-deputado Jean Wyllys, que coordenou as últimas 8 edições do seminário e reside na Europa, após ter renunciado ao mandato nesta legislatura por conta de ameaças de morte e campanha difamatória contra ele, também foi homenageado e participou virtualmente do seminário.
Glenn Greenwald ressaltou a importância de autoridades de assumirem a orientação sexual, independentemente do preconceito. “É nossa responsabilidade usar nossa plataforma pública para mostrar à juventude que você pode ter uma vida completa e ter orgulho de quem você é”.
Orlando Silva celebrou a decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) com relação a criminalização da homofobia, mas ressaltou que ainda considera insuficiente, inclusive do ponto de vista do combate à violência. “ Temos comissões importantíssimas da Casa que também se somam a construção de uma agenda LGTB+. Acredito que essa diversidade de comissões é reveladora da diversidade de pautas que nós precisamos construir com a comunidade LGBT+ no Congresso Nacional. A presença da bancada do PCdoB aqui é a renovação do compromisso com a agenda de luta da comunidade LGBTI+, que é a luta de todos os brasileiros”, afirmou.
O presidente da Aliança Nacional LGBTI, Toni Reis, solicitou aprovação do Congresso Nacional de lei que criminaliza a homofobia e a transfobia e prevê mais segurança jurídica para essa população.
Últimas notícias
Dengue no Acre: Perpétua alerta para epidemia e cobra ação do governo
5/12 - 13:12 | SEGURANÇA PÚBLICA
Pacote anticrime é aprovado sem excludente de ilicitude
5/12 - 8:51 | CPMI DAS FAKE NEWS
Joice denuncia uso de dinheiro público para espalhar fake news no governo Bolsonaro
4/12 - 20:2 | CULTURA
Câmara aprova prorrogação de incentivos fiscais ao cinema
4/12 - 18:22 | POLÍTICA
Policiais que agem fora da lei agridem a própria corporação, diz deputado sobre PMs de Paraisópolis
Notícias relacionadas
Professora Marcivânia defende direitos trabalhistas em evento na OAB
12/11 - 20:22 | TRABALHO
Precarização marca primeiro ano da Reforma Trabalhista
18/5 - 10:1 | DIREITOS HUMANOS
Comunidade LGBT cobra aprovação de projetos que ajudam no combate à homofobia
4/10 - 17:0 | DIVERSIDADE
Movimento LGBT apresenta agenda de luta no Congresso
19/11 - 16:39 | SEMANA DE 22 A 26 DE NOVEMBRO
Plenário avança devagar e ainda tem dez Medidas Provisórias a vencer