Considerado um dos parlamentares mais atuantes do Congresso pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Daniel Almeida (PCdoB-BA) deixou a profissão de técnico em instrumentação industrial para apostar na política no final da década de 1980. Depois de longa atuação como vereador em Salvador, nas eleições de 2002 conquistou seu primeiro mandato como deputado federal e de lá para cá disputou todas as eleições. Em 2022, se reelegeu com 125.374 votos e vai para o sexto mandato no Parlamento.

É defensor ferrenho dos direitos dos trabalhadores e foi voz ativa na luta contra o desmonte trabalhista liderado por Michel Temer após o golpe contra Dilma Rousseff. Em 2018, presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados e em 2019 liderou a bancada comunista pela terceira vez.

Nos debates sobre Reforma Política defendeu o fim do financiamento empresarial nas eleições e foi contra a implantação de sistemas que só beneficiariam candidatos que possuíssem muito dinheiro.

Daniel Almeida também é aliado na luta contra o desmonte dos bancos públicos. Participa ativamente da Frente Parlamentar em Defesa da Caixa Econômica Federal e já realizou diversos encontros na Câmara para debater o desmonte dos bancos públicos. Foi um dos parlamentares mais atuantes na luta pela regulamentação da profissão dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias e do piso salarial da categoria. Também defendeu a Emenda Constitucional e a lei que criou o piso salarial para profissionais de enfermagem. Atuou ainda pela aprovação do projeto de lei que altera o rol taxativo da ANS (Agencia Nacional de Saúde), para ampliar as coberturas dos planos de saúde.

Participou ainda de comissões que discutiram a valorização do salário mínimo, a reforma sindical e o Código Brasileiro dos Combustíveis. Propôs a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a privatização das teles e os aumentos abusivos das tarifas.

Daniel é autor da Lei 11.635/07, que cria o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no dia 21 de janeiro. Defende também proposta de redução da jornada de trabalho, em tramitação na Câmara, além de outros projetos de interesse social.

O deputado nas redes sociais:

Facebook: /depdanielalmeida
Instagram: daniel_pcdob
Twitter: @Daniel_PCdoB
Site: www.daniel.org.br