O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) lançou a plataforma digital “Quem foi Quem” que mostra como votaram os congressistas em projetos e medidas de interesse social e dos trabalhadores.

A finalidade é revelar como os deputados federais e senadores da atual legislatura se posicionaram como forma de estímulo à participação política e ao voto consciente. Neste ponto a bancada do PCdoB se destaca, pois votou 100% a favor das pautas em benefício dos trabalhadores.

Pela plataforma é possível verificar as estatísticas dos 32 partidos políticos, os votos dos parlamentares e ver como ficou a votação de cada assunto de interesse do mundo trabalhista.

Para chegar na relação, o Diap utilizou os seguintes critérios:

1) a importância da matéria sob os pontos de vistas político, econômico e/ou social;

2) o registro nominal do voto de cada parlamentar, excetuando as de forma simbólica quando não há registro do voto por tratarem de matérias consensuais ou em função de manobras regimentais;

3) o grau de disputa entre oposição e situação, exigindo-se em cada votação uma oposição superior a 20% da Casa do Congresso, no caso da Câmara com divergência superior a 100 votos;

4) o aspecto temporal das propostas de leis submetidas para votação pelos parlamentares com vigência permanente ou temporária das políticas públicas;

5) a clareza do dispositivo votado em relação ao objetivo pretendido, de modo a não deixar margens para dúvidas sobre o conteúdo da votação.

Acesse a plataforma — www.quemfoiquem.org.br — e confira as votações que se deram no Congresso ao longo desta legislatura pelas quais os deputados do PCdoB sempre estiveram ao lado dos trabalhadores.