A ex-presidenta e atual vice da Argentina, Cristina Kirchner, foi vítima de um atentado com arma de fogo nesta quinta-feira (1º), quando chegava na sua residência casa em Buenos Aires.

O autor do atentado é um brasileiro, que chegou a encostar uma pistola no rosto da política, mas a arma falhou no momento do disparo.

Aníbal Fernández, ministro da Segurança da Argentina, informou que o agressor seria Fernando Andrés Sabag Montiel, um brasileiro de 35 anos. A arma utilizada por ele foi encontrada a poucos metros da casa de Kirchner.

Segundo o jornal argentino Clarín, Montiel já é réu em um caso de posse de arma branca (uma faca de 35 centímetros). Na época, ele alegou que usava a arma para defesa pessoal.

Repúdio

O ataque à vice-presidenta foi condenado por deputados da Bancada do PCdoB. Vários parlamentares foram às redes sociais para manifestar solidariedade à política, lembrando que a agressão deve merecer o repúdio de todos os democratas.

Para o líder do partido na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), o atentado, felizmente frustrado, contra a vida de Cristina Kirchner “é um fato de extrema gravidade”. “O episódio revela como a Democracia está em risco, não só no Brasil. Felizmente, a tentativa de assassinato não prosperou. Que a esperança supere o ódio aqui e lá também!”, postou.

De acordo com a imprensa argentina, o autor do atentado tatuou símbolo nazista no corpo e, nas redes sociais, seguia grupos ligados ao radicalismo e ao ódio.

A vice-líder da Oposição, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), prestou solidariedade à vice-presidente da Argentina em sua conta no Twitter. “Que se apure urgentemente à serviço de quem o criminoso atuava”, acrescentou.

“Urgente e gravíssimo! Toda solidariedade à Cristina Kirchner, vítima de um atentado com a tentativa de assassinato. A violência política, que já mostrou seus efeitos no Brasil precisa ser derrotada em todo nosso continente”, postou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Na mesma linha, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) destacou que o ataque “é consequência dos discursos de ódio amplamente difundidos pelos que, na ausência de competência para enfrentar desafios, acham que tudo se resolve por meio da violência”. “A arma falhou e falhará também o plano dos que não conseguem conviver com a democracia”, frisou.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também atribuiu o episódio ao ambiente criado pela propagação do discurso de ódio.

“GRAVÍSSIMO! Cristina Kirchner foi vítima de uma tentativa de assassinato na Argentina. O suspeito é um brasileiro. Minha solidariedade à vice-presidente! O discurso de ódio e a violência política precisam ser derrotados urgentemente!”, escreveu no Twitter.

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) cobrou punição para o autor do atentado: “Total repúdio à grave ameaça com arma de fogo à ex presidente e atual vice presidente da Argentina, @CFKArgentina. Solidariedade a ela e que o fato cometido por um brasileiro seja esclarecido e punido”.

Segundo o deputado Daniel Almeida PCdoB-BA), a tentativa de assassinato “mostra o que o extremismo da direita é capaz de fazer”. “Que nossos irmãos sul-americanos tenham paz e que o Brasil consiga afastar de vez o fantasma da violência política”, assinalou.