A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Finep, do Desenvolvimento da Ciência, da Pesquisa e da Inovação foi instalada nesta terça-feira (17). O evento ocorreu na Câmara dos Deputados, com presença de parlamentares e representantes da comunidade científica.

O objetivo do colegiado, que conta com a adesão de 297 deputados e dez senadores, é estimular a ampliação de políticas públicas para o incentivo à pesquisa e inovação, além do desenvolvimento da pós-graduação e pesquisa, tanto em universidades quanto em centros de pesquisa básica e aplicada.

Empresa pública de fomento à ciência, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) vem tendo suas atividades dificultadas pelos ataques do governo Bolsonaro ao setor.

O vice-líder do PCdoB na Câmara, deputado Márcio Jerry (MA), será o secretário-geral da Frente Parlamentar. Ele explicou que é preciso reforçar a luta em defesa da educação.

“Estamos chegando ao final do ano e, mesmo assim, mantemos intensamente os trabalhos na Casa visando 2020. É fundamental colocarmos na pauta do Brasil o papel da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do País. Vamos buscar soluções concretas e para isto é necessário e urgente o fortalecimento das agências públicas de fomento à educação e não a destruição delas”, disse.

A Frente foi criada para ser um contraponto ao governo Bolsonaro, que sugeriu diversas mudanças nas agências de financiamento visando enfraquecer o ensino público superior.

Após sugerir uma possível fusão entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o governo cogitou a possibilidade de transferir o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do Ministério da Economia para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A medida poderia resultar na extinção da Finep, responsável desde 1967 pelo financiamento de projetos ligados à inovação.

*Ascom Márcio Jerry