A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) realiza nesta terça-feira (21) um seminário internacional para debater "O papel do Financiamento na retomada da economia brasileira".

Com a participação de várias instituições, o evento terá como pauta elucidar os desafios e oportunidades que precisam ser trabalhados dentro de uma estratégia de desenvolvimento em bases sustentáveis, que considere o papel das instituições financeiras no financiamento da agricultura, indústria, ciência e tecnologia para retomada de um novo ciclo de crescimento econômico, com aumento do emprego e da renda.

A mesa de abertura contará com as participações de entidades como Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Brasileira de bancos de Desenvolvimento (ABDE), Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e Conselho Federal de Economia (COFECON) e será seguida por cinco mesas temáticas.

O primeiro painel trata de mudanças na arquitetura financeira internacional e o financiamento do desenvolvimento, abordando temas internacionais que afetam o crescimento global, e o crescimento da economia brasileira. Teremos nesse painel estudiosos como Barry Eichengreen, Stephany Griffth-Jones e o professor Luiz Gonzaga Belluzzo.

Estarão presentes ainda bancos de desenvolvimento multilaterais, subnacionais, bancos comerciais, instituições de fomento e representantes do mercado de capitais, que debaterão a importância de suas atividades para o crescimento sustentável do país. Tais temas contarão com comentários de especialistas e estudiosos que também comporão as mesas temáticas.

Importância do tema

A economia brasileira está há anos em estado recessivo, com momentos de fraca recuperação das taxas de crescimento. Mesmo se encontrando num contexto positivo para exportações de commodities agrominerais, que concorreu para a geração de superávits comerciais e entrada de divisas, o cenário econômico interno tem sido de incerteza quanto ao horizonte da retomada sustentável do crescimento. Os acontecimentos mais recentes, como a pandemia de Covid-19 e as incertezas no cenário político e econômico internacional têm trazido desafios importantes para a nação brasileira que se vê diante da aceleração da inflação, trazida em parte, por conflitos externo, quebras de globais de produção e volatilidade das moedas internacionais, aprofundando o aumento do desemprego e da pobreza.

Para sair deste quadro de indeterminação e anomia econômica, discutir e avaliar potencialidades e limitações das operações correntes do sistema financeiro nacional e internacional (bancos e agências de fomento, entre outros) no apoio a urgente retomada do crescimento da economia brasileira, mostram-se essenciais nesse momento de busca de saídas para a crise. Além do mais, o papel do sistema financeiro no crescimento econômico tem sido por décadas tema de debate acadêmico e político e agora se faz ainda mais necessário. Tópicos como o financiamento de longo prazo, a oferta de crédito para famílias e empresas, apoio a projetos regionais e de integração, sustentabilidade e da inclusão, e o fortalecimento do mercado de capitais são temas prementes trazidos para o debate pelo Seminário.


As instituições financeiras nas crises

Ao longo das duas últimas décadas, as instituições financeiras vêm experimentando mudanças importantes em suas formas de atuação, devido ao avanço da agenda da sustentabilidade, mudanças climáticas e inclusão social. Ao papel tradicional dos bancos de desenvolvimento (nacionais, regionais e multilaterais) no financiamento de grandes projetos, na redução da pobreza e no enfrentamento de crises, como a de 2008, foram acrescentadas outras ações associadas aos compromissos assumidos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030. Recentemente, esses bancos e vários bancos comerciais, envolveram-se também com o combate aos efeitos econômicos e sociais trazidos pela pandemia de Covid-19, tronando-se inclusive braços da política pública, e assumiram maiores compromissos com a agenda estabelecida na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26).

Serviço

Seminário Internacional – O papel do Financiamento na retomada da economia brasileira

Local: Auditório Freitas Nobre – Anexo IV da Câmara dos Deputados

Data: 21 de junho (terça-feira)

Horário: das 9h30 às 19 horas

O evento será transmitido ao vivo na página da CDEICS e no canal oficial da Câmara no Youtube

Acesse a programação completa aqui