Deputados do PCdoB alertaram nesta segunda-feira (18) para o risco de o Brasil ficar no fim da fila para receber a vacina contra a Covid-19.

Novo epicentro da pandemia, o Brasil não foi convidado a participar da iniciativa “Colaboração Global para Acelerar o Desenvolvimento, Produção e Acesso Equitativo a diagnósticos, tratamento e vacina contra a Covid-19”, mais conhecida como “Act Accelerator”.

“Começou hoje a Assembleia Geral da Saúde, da OMS, cujo tema central é a vacina contra o coronavírus. Brasil está fora do esforço global pela vacina, resultado da política externa maluca e irresponsável de Bolsonaro, bem como da negligência criminosa com a pandemia”, disse Márcio Jerry (PCdoB-MA), em tom de crítica ao governo federal.

“Esse é o preço que pagamos por Bolsonaro decidir sobre saúde”, completou o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE).

Segundo o jornal Valor Econômico, o afastamento do Brasil se deve ao desgaste da imagem do país no exterior e as recorrentes brigas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Criada em abril deste ano, a ação já recebeu mais de € 7 bilhões para bancar estudos sobre a doença, recebendo apoio de países como Alemanha e França.

“Bolsonaro no poder está destruindo a participação do Brasil na estratégia global de achar a vacina. E quem está morrendo por aqui, cada vez mais, é a população mais pobre. E Bolsonaro não está nem aí. Genocida”, afirmou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Após o evidente afastamento nacional, a área da saúde tenta, agora, reaproximar o Brasil da iniciativa e convencer o governo federal de que é importante participar da colaboração para encontrar a vacina para a Covid-19.

*Ascom deputado Márcio Jerry