Deputados reafirmam compromisso com a democracia nos 32 anos da Constituição

Brasília, segunda-feira, 5 de outubro de 2020 - 18:28      |      Atualizado em: 15 de outubro de 2020 - 14:41

POLÍTICA

Deputados reafirmam compromisso com a democracia nos 32 anos da Constituição


Por: Nathália Bignon*

Diante dos ataques do governo Bolsonaro à Carta Magna, deputados do PCdoB reforçam defesa dos direitos garantidos no texto de 1988.

Arquivo Agência Brasil
Sessão de promulgação da Constituição Federal em 1988

Nesta segunda-feira (5), dia em que a Constituição Brasileira completou 32 anos da sua promulgação, deputados do PCdoB reafirmaram seu compromisso com a democracia, com luta pela manutenção dos direitos da população.

Ao falar sobre os ataques do governo Bolsonaro ao texto constitucional, a líder da legenda, deputada Perpétua Almeida (AC), lembrou Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1988. “O governo de plantão tenta desmontá-la, mas é nosso dever defendê-la. Como diria Ulysses Guimarães: "A democracia nos fez livres, a Constituição Federal consolidou isso. Quem trai a Constituição Federal trai a nação"”, destacou a parlamentar em sua conta no Twitter.

O vice-líder da bancada, deputado Márcio Jerry (MA) reforçou a defesa da Carta Magna. “Temos lutado muito, Dr. Ulysses, para manter preservada e aperfeiçoada a nossa Constituição Cidadã. Tem uma gente aí querendo rasgá-la, mas não permitiremos”, afirmou parlamentar.

Vice-líder da Minoria, a deputa Alice Portugal (BA) lembrou que este é mais um dia de defesa da democracia e de luta contra “este governo fascista”. “A Constituição Federal é um marco histórico da redemocratização brasileira, ela se consolidou como um pacto pela democracia, pela reafirmação da soberania e pelos direitos do povo. Mas ela nunca foi tão atacada como tem sido neste governo. Bolsonaro, que defende a volta da ditadura, ataca todos os dias a democracia. Hoje é mais um dia de luta e resistência contra este presidente fascista e em defesa de um país livre, democrático e soberano”, afirmou.

O deputado Daniel Almeida (BA) também enfatizou a defesa da democracia. “O aniversário da promulgação da Constituição Federal é uma data de grande importância para aqueles que acreditam na democracia e lutam para defendê-la. Hoje celebramos essa data com a nossa luta em defesa dos direitos do povo e de um Estado cada vez mais democrático”, destacou.

Já o deputado Orlando Silva (SP) afirmou que defender a Constituição “é compromisso de luta contra o retrocesso civilizatório representado pelo governo Bolsonaro. Democracia e direitos, já!”, disse.

"Nossa Carta Magna tão preciosa e rara, fundada na busca do Estado do bem-estar social, deve ser protegida por todos nós, democratas. Avante!", acrescentou a deputada Jandira Feghali (RJ).

Conhecida como Constituição Cidadã, o documento rege todo o atual ordenamento jurídico brasileiro, sendo a sétima constituição do país e o sexto texto desde o estabelecimento da República. Marco para os direitos dos cidadãos brasileiros por garantir liberdades civis e os deveres do Estado, é também o principal símbolo da redemocratização.

Em 5 de outubro de 1988, sua promulgação foi marcada pelo discurso de Ulysses Guimarães: “A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança. Que a promulgação seja nosso grito: Muda para vencer! Muda, Brasil!”

*Ascom deputado Márcio Jerry
 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com