De autoria da senadora Ana Amélia (PP/RS), o texto que tramita na Câmara é mais abrangente: “Além de conceder ao paciente o conforto do tratamento em casa para todos os tipos de câncer, nós acrescentamos a possibilidade da venda fracionada do medicamento, o que reduz o seu custo e descarta o desperdício”, explica Jandira.

Um dos principais benefícios do projeto é o tratamento domiciliar para todos os tipos de câncer que possibilitem essa dinâmica, além de que seja custeado pelo plano de saúde do paciente: “Abre-se uma fronteira nova dentro do direito do consumidor, que também se vê contemplado dentro da saúde suplementar. Estima-se que em quinze anos, 80% dos tratamentos oncológicos sejam feitos na casa do paciente, com medicamentos antineoplásicos de uso oral”, aponta a deputada relatora.

Ainda segundo Jandira, é preciso que o Ministério da Saúde também ajude na celeridade do PL no Congresso: "Reconhecemos a iniciativa como um benefício ao cidadão, mas é preciso que o governo foque na matéria que já avança no Parlamento, visto que gera uma lei nacional, com segurança constitucional e mais ampla no aspecto de sua cobertura", finaliza.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Informações da Assessoria da Deputada