O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde nesta quinta-feira (20) pedindo “providências urgentes” para a aquisição e distribuição de vacinas contra a COvid-19 para crianças acima de 6 meses. Segundo o parlamentar, o governo federal “segue negligente com medida tão importante quanto urgente”.

“É muito preocupante a ocorrência dessas mortes. Precisamos, de forma urgente, de doses capazes para permitir a vacinação dessa população, bem como desencadeamento de ações de comunicação para que esse processo seja concluído o mais breve possível”, disse o deputado.

A imunização com a Pfizer para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro. No entanto, a compra da vacina ainda não foi concluída pelo Ministério da Saúde.

Especialistas alertam que os números da Covid em crianças abaixo de 5 anos continuam preocupantes. Levantamento da Fiocruz, com dados do Ministério da Saúde, revela que, entre as pessoas que morreram de Covid no Brasil, de janeiro a outubro de 2022, 454 eram crianças com menos de 5 anos, uma média de 3 crianças mortas a cada dois dias no país. No período, são quase 12.500 internações.

De acordo com o Ministério da Saúde, após a decisão da Anvisa, a Pasta ouviu a câmara técnica de assessoramento e decidiu autorizar, de forma cautelar, a vacinação contra Covid em crianças de 6 meses a 4 anos, mas só para aquelas com alguma comorbidade e que está negociando a compra da vacina.

A previsão é que as doses sejam entregues nas próximas semanas, mas sem data definida. Diferentemente do Ministério da Saúde, a nota da Anvisa, divulgada em 16 de setembro, liberou a vacina da Pfizer para todas as crianças dessa faixa etária, não só para as que têm comorbidade.