Câmara reconhece incorporação do PPL ao PCdoB

Brasília, sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019 - 19:48      |      Atualizado em: 6 de fevereiro de 2019 - 19:3

CONGRESSO

Câmara reconhece incorporação do PPL ao PCdoB


Por: Da Redação

PSol questionou incorporações de partidos por ainda não terem sido formalizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em discurso na tribuna, o líder do PCdoB na Câmara, Orlando Silva (SP), rebateu as críticas que carecem de fundamento jurídico. Ele considerou um “erro infantil”.

Pablo Valadares/Agência Câmara

Antes do discurso dos candidatos a presidente da Câmara dos Deputados, o líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), fez uma questão de ordem na qual pediu a reversão da decisão da Presidência da Câmara de reconhecer como participantes de blocos parlamentares os partidos que já se incorporaram e ainda não tiveram finalizados os trâmites no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É o caso do PPL pelo PCdoB, do PRP pelo Patriota e do PHS pelo Podemos.

O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que preside os trabalhos, rejeitou a questão de ordem. Conforme despacho do presidente, a fusão será contabilizada “exclusivamente para fins de cálculo da proporcionalidade partidária e da definição de atendimento ou não à cláusula de desempenho, com a consequente delimitação da estrutura administrativa cabível às lideranças dos partidos incorporadores”.

O líder do PCdoB, deputado Orlando Silva (SP), contestou a questão de ordem e lamentou a crítica do Psol, amparada pelo PT. “Causa surpresa esses dois partidos com trajetória democrática buscarem violar a autonomia da organização partidária nos termos da Constituição Federal. PCdoB e PPL já decidiram pela fusão. O que está em curso é a formalização no TSE. O PT quer tutelar o PCdoB. Desta vez, não. As diferentes visões táticas sobre a eleição da Presidência da Câmara não podem contaminar a relação política. Depois de hoje, tem o amanhã. Vamos nos encontrar nas ruas em lutas contra o governo Bolsonaro”, afirmou Orlando Silva.

Para o líder do Podemos, deputado Bacelar (BA), a decisão da Presidência da Casa não interfere no trâmite do tribunal em referendar a incorporação do PHS. “Peço que a questão de ordem seja rejeitada”, disse.

*Com informações da Agência Câmara









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com