O Deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ) e outros integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Marítima Brasileira estão convidando todos os parlamentares, empresários, trabalhadores e representantes de entidades ligadas ao setor marítimo para participar do lançamento deste fórum, a ser realizado nesta quarta-feira, dia 23 de abril, às 14h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A Frente tem o objetivo de estimular, defender e proteger os interesses sociais e econômicos da indústria marítima nacional, nos seus mais variados segmentos: Indústria Naval, Marinha Mercante (longo curso, cabotagem e interior), Indústria de Defesa Naval, Indústria da Pesca, Indústria de Apoio Marítimo e Portuário e Indústria Náutica de Lazer.

Segundo o Deputado Edmilson Valentim, o transporte marítimo é vital para o desenvolvimento e a soberania do País. A capacidade de produzir navios e ter frota própria é considerada, internacionalmente, uma necessidade estratégica, principalmente quando se leva em conta a posição geográfica brasileira. Além disso, o Brasil tem 42 mil quilômetros de rios navegáveis, oito mil quilômetros de costa e 65% de sua população vivendo numa faixa até 100 quilômetros do litoral. A indústria brasileira de construção de grandes navios já foi a segunda maior do mundo, gerando mais de 40 mil empregos e exportando para a Inglaterra, França, Alemanha, Grécia e Estados Unidos”.

Segundo ainda o Deputado, nos últimos anos, “o Setor Naval Brasileiro recebeu um aporte financeiro importante com a construção de embarcações para transporte de petróleo e derivados; mesmo com a previsão, para os próximos anos, da construção de mais de 50 navios, o país ainda terá uma frota de cabotagem para navegação entre portos nacionais bem inferior à necessária”.

Os parlamentares constituintes da nova Frente salientam a importante dimensão do setor, e conclamam o parlamento brasileiro para atuar na articulação e defesa de todos os segmentos da Indústria Marítima. Assinam o convite além do Deputado Federal Edmilson Valentim os deputados Hugo Leal (PSC/RJ), Luiz Sérgio (PT/RJ), Chico Lopes (PCdoB/CE), Nelson Marquezelli (PTB/SP), José Otávio Germano (PP/RS), Roberto Santiago (PV/SP), Fernando Ferro (PT/PE) e Edinho Bez (PMDB/SC).