O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, determinou na noite desta quarta-feira (24) que a Petrobras forneça combustível a dois navios iranianos que estão parados há quase 50 dias no porto de Paranaguá (PR).

A deputada Perpétua Almeida, que já havia criticado o episódio de não abastecer os navios iranianos em portos brasileiros, se manifestou por meio do Twitter assim que a decisão foi noticiada. “Até que enfim, as coisas são colocadas no seu devido lugar! Bolsonaro não pode aceitar a extraterritorialidade de leis dos EUA, ferindo nossa soberania e os interesses nacionais. E a Eleva Química, brasileira, não está na tal lista de embargados pelos EUA”, afirmou.

Na decisão, Toffoli argumentou que a empresa brasileira Eleva Química – responsável pelas embarcações –  não está na lista de agentes sancionados pelos EUA.

O presidente do STF – que decidiu o caso após uma disputa judicial nas instâncias inferiores – também argumentou prejuízos causados à balança comercial do país com o Irã, que é o maior comprador de milho brasileiro.

Ele disse ainda que não há possibilidade de a Petrobras sofrer sanções dos EUA, uma vez que o reabastecimento será feito por ordem judicial.

 

Fonte: Folha de S.Paulo