A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, teve uma posse prestigiada nesta segunda-feira (2), em Brasília, como a primeira mulher titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Apesar das dificuldades que terá pela frente, autoridades, parlamentares e cientistas presentes no evento consideraram a presidenta nacional do PCdoB e ex-vice-governadora de Pernambuco como um quadro preparado para superar os desafios.

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a colega de governo “com certeza vai inovar e transformar a abordagem da ciência” no país. “Ela vai criar, inclusive, mais oportunidade para os jovens, para as pessoas pretas, para as pessoas indígenas e mulheres”, afirmou Marina ao Portal Vermelho.

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, reforçou a fala de Luciana ao destacar que a ciência é a chave para o aumento da produção. “E não só aumento de produção, mas também uma distribuição de resultados da produção socialmente justa, é isso que a gente espera”, disse Janine.

O líder do PCdoB na Câmara, Renildo Calheiros (PE), afirmou que Lula foi buscar “sangue novo”, pessoas que reúnem muito talento e que podem contribuir pela reconstrução do país.

“É nesse cenário que vejo Luciana ministra da Ciência e Tecnologia. Fico também um pouco emocionado porque eu conheço a Luciana desde muito jovem. Vendo que ela tem muitas responsabilidades nas mãos me deixa confiante por que conheço bem a natureza dela, o compromisso dela, a capacidade de trabalho e a dedicação”, afirmou o líder.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) diz que se trata de uma importância imensa ter Luciana na condição de primeira mulher no comando do ministério. “Mulher que tem visão estratégica, visão de país, geopolítica e com projeto claro. Os desafios são muitos, porque não há política industrial e de ciência, tecnologia e inovação. Ela vai ter que reconstruir tudo isso, mas eu confio muito no taco, na equipe que ela vai montar e nessa construção coletiva que ela vai fazer”,

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) considerou como primeiro passo garantir a afirmação da ciência como mola propulsora do desenvolvimento nacional. “E ser Luciana para nós é muito importante, primeira mulher a ser ministra da pasta, a presidenta do PCdoB. Sem dúvida, isso tem uma simbologia enorme porque somos o partido da ciência”, observou. 

A parlamentar lembrou que Luciana “deu mostras do seu pendor pelo segmento”, uma vez que já foi secretária estadual de ciência e tecnologia em Pernambuco e, na Câmara, quando foi deputada federal, exerceu papel destacado na comissão de ciência e tecnologia.

“A chegada de Luciana nesse ministério representa de forma muito coesa não só a potência que nós temos enquanto ministério, mas principalmente enquanto povo brasileiro e enquanto mulheres”, comemorou a deputada federal eleita Daiana Santos (PCdoB-RS)

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) considerou que Luciana está muito preparada para essa tarefa por conta da experiência que acumulou e pela compreensão que tem sobre o tema. “O caminho é esse: gente com capacidade e uma boa leitura sobre o tamanho dos desafios”, disse.

“Momento histórico. O Brasil vive dias de muita esperança no futuro com a posse do presidente Lula e com o reposicionamento de uma agenda para o país, que tem ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento nacional. E a Luciana se insere exatamente nesse contexto. Uma pessoa muito preparada, de muita competência, capacidade e com certeza fará uma gestão histórica na frente do ministério”, afirmou o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA).

O deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) lembrou que nos últimos quatro anos o Ministério da Economia sugou todos os recursos da Pasta. “O Ministério da Ciência e Tecnologia estava literalmente na UTI e, agora, ela vai ter um desafio muito grande para não só reerguer a ciência e tecnologia brasileira, mas também estruturar a ciência para projetar o Brasil para o futuro. Estou muito feliz e emocionado com a posse da ministra Luciana e desejo boa sorte a ela”, disse.