O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) e o senador Weverton Rocha (PDT-MA) estão recolhendo assinaturas para propor, no Congresso Nacional, a criação da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os parlamentares, ambos em postos de liderança nas Casas legislativas, pretendem, a partir do colegiado, assegurar a estruturação de uma política pública de saúde universal e de qualidade no Brasil.

“A frente parlamentar, que nós estamos chamando de Frente SUS, é fundamental para agendar como estratégico o debate e a formulação de políticas de fortalecimento do Sistema Único de Saúde do nosso país. Neste momento da tragédia estamos percebendo, todos, sua importância fundamental, mas nas condições de agora, não há sustentabilidade. Por isso, é preciso que a gente o reformule, o fortaleça e assegure recursos e condições para o atendimento de nosso povo. Este poderá ser o grande legado desta pandemia”, definiu Jerry.

De acordo com os requerentes, a Frente atuará na articulação e na mobilização para defesa do Sistema dentro do Congresso Nacional, na interlocução com as entidades representativas e, sobretudo, com a sociedade. Atualmente, o SUS atende cerca de 80% da população brasileira, o equivalente a 190 milhões de pessoas.  

“O modelo do SUS de assistência ampla de saúde recebeu o merecido reconhecimento mundial agora durante a pandemia. Mas sempre foi um modelo de excelência com pouco apoio. Mais que nunca precisamos defender o SUS e garantir financiamento para que toda a população possa ser atendida”, assegurou Weverton.

Para a criação de uma frente parlamentar, são necessárias 171 assinaturas, que devem ser encaminhadas à Mesa Diretora, junto com o estatuto do colegiado.

*Ascom deputado Márcio Jerry