Preocupada com a crise instalada no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) apresentou na Comissão de Educação da Câmara, nesta quarta-feira (17) pedido de diligência no órgão para averiguar os desvios que estão acontecendo no instituto e colocando em dúvida a lisura do exame. A deputada solicita que a diligência seja realizada com o auxílio do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União.

“O governo Bolsonaro instalou o caos na Educação brasileira. O Inep está sendo desmontado e servidores que saíram do órgão denunciam que o governo tem interferido na escolha dos conteúdos das provas do exame deste ano. Isso é inadmissível. O Enem é o principal acesso ao ensino superior no Brasil e precisa ser realizado com segurança e seriedade, o que não estamos vendo neste governo”, afirmou Alice.

A parlamentar apresentou o requerimento de diligência durante audiência da Comissão de Educação, nesta quarta, que contou com a presença do ministro Milton Ribeiro. Na sessão, o ministro minimizou a crise no Inep, afirmando que os servidores pediram demissão devido ao corte de gratificação e que o governo não interferiu na elaboração da prova do Enem. Porém, servidores denunciam que o presidente do Inep, Danilo Dupas, deixou claro que a prova não poderia ter perguntas consideradas “inadequadas” pelo governo.

“A submissão prévia de provas do Enem a pessoas externas ao Inep é fato da maior gravidade e põe em risco a credibilidade do exame. Diante dessas denúncias, é fundamental que a Comissão de Educação se utilize de todos os meios legais disponíveis para averiguar os graves desvios que ocorrem no órgão”, completou Alice.