Quase 300 mil mortes por Covid-19 no Brasil, falta de leitos nas UTIs, vacinação lenta, mas o futuro novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já aderiu à cartilha bolsonarista e disse, em conversas informais, que vai checar nos hospitais se as pessoas estão mesmo morrendo de Covid.

A informação foi dada pelo colunista do Globo Lauro Jardim. Segundo Jardim, Queiroga, que ainda não foi efetivado no cargo no lugar de Eduardo Pazuello, será a versão de jaleco do general e seguirá à risca as ordens do presidente.

A divulgação da notícia repercutiu entre deputados do PCdoB. Para Orlando Silva (SP), o Brasil precisa de vacinas, isolamento social, não de necropsia.

“Precisamos de um ministro, não de fiscal de atestado de óbito”, reforçou o parlamentar em sua conta no Twitter.

Diante do elevado número de mortes pela doença no país, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) tuitou: “Magina, ministro! Tá não. "Só" 300 mil”, ironizou.

A possível blitz de Queiroga vai ao encontro dos questionamentos levantados por Bolsonaro. Nesta quinta-feira (18), o presidente voltou a botar as informações em dúvida.

“Parece que só morre de Covid. Você pega, você pode ver… Os hospitais estão com 90% das UTIs ocupadas. Quantos são de Covid e quantos são de outras enfermidades?”, disse.